domingo, 18 de julho de 2010

[Detonado - Ps2] Resident Evil 4




Atenção:
Os botões indicados nesse detonado(por exemplo: Aperte A e depois..) só funcionam na versao de GameCube, se você tiver a de PlayStation 2 não ligue para as indicações de botoes

Capítulo 1
Primeiro capítulo do jogo, então não tem nada de muito difícil, mas é bom to mar cuidado com alguns inimigos que irão aparecer.

Capítulo 1 - 1
Vá em frente e entre na casa. Continue até aparecer uma animação. Após ela, prepare-se para matar seu primeiro inimigo =). Veja a animação que aparece em seguida se quiser e suba as escadas. Antes de pular pela janela, já no andar de cima, dê uma volta de 180° e pegue a munição em cima da mesa. Quando pular pela janela, três inimigos irão lhe circundar. Mate os três e continue em direção a casinha pequena. Entre nela e quebre as caixas com a faca para poupar munição. Não há necessidade de salvar, mas se quiser, salve também e vá seguindo pela es tradinha. Você vai chegar numa parte que tem dois corvos em cima de uma placa. Após passar por ela, liberte o cão da armadilha de urso e continue pelo trilho até chegar num local com quatro árvores com um ponto vermelho em cada. Atire nesses pontos (são armadilhas explosivas, então mantenha distância) e vá em frente. Cuide que, no meio das árvores, há uma armadilha de urso, então dê um tiro nela se quiser passar pelo meio. Logo depois você verá mais um Ganado (o 'zumbi'). Mate-o e continue até outra casa. Pegue os itens dentro dela e mate os Ganados que aparecerem. Atravesse a ponte, não gaste munição tentando matar os Ganados do topo da colina e vá em frente para achar mais uma casa com itens e um Ganado dentro. Passe pelo portão de ferro.

Após a conversa com a Hunnigan, continue em frente e olhe com o Botão A quando der. Você vai enfrentar vários Ganados. Eu sugiro que vá para o meio da vila e mate-os ali, onde tem espaço para fugir. Se você entrar na casa de dois andares à esquerda, uma animação vai aparecer, Ganados vão lhe atacar e o Homem da Serra Elétrica também. Nesse caso, suba para o segundo andar, pegue a SHOTGUN perto do fim da escada, quebre o vidro, pegue o que tiver e derrube a escada erguida perto da janela quebrada ao fundo, mas cuide para não cair. Não atire nos Ganados batendo na janela à direita da escada e pegue a erva em cima da cama antes de voltar para o andar de baixo. Fique com as costas para a parede que equivale a onde teria a Shotgun no andar de cima e espere os Ganados entrarem. Tente poupar munição de Shotgun para o Homem da Serra, pois ele demora MUITO para morrer e se lhe alcançar é Game Over. Não se esqueça de sempre atirar na cabeça e, quando ele estiver no chão (não morto, só caído), es pere ele se levantar totalmente antes de atirar de novo, senão ele não vai cair com o tiro. Após o massacre e a animação, suba na torre e pegue o item que esti ver lá e passe pelo galinheiro (que tem uma vaca dentro hehehhe) a partir do centro da vila para ver uma erva amarela. Pegue-a e entre na casa no lado oposto (a do lado da de dois andares) para quebrar os barris, pegar seus itens e o item em cima da prateleira. Pule pela janela no lado dela e quebre a caixa para achar uma erva vermelha. Vá em frente por aí mesmo, entre na casa sem porta, pegue a erva verde, vire à esquerda e continue pelo caminho. Perto do portão de ferro, entre na casa do lado direito e pegue o item e o papel e passe pelo portão.

Chegue perto do medalhão e do papel azul e olhe para trás. Está vendo aquela casa sem porta com um barril dentro? Entre nela, pegue o item do barril e salve o jogo. Vá um pouco para a esquerda e vire para trás. Não atire no objeto brilhante, e sim na madeirinha que está segurando a tampa do poço aberta. Atire no objeto agora e pegue-o. Pegue o papel azul e dê um tiro no medalhão [01/15]. Provavelmente isso irá atrair Ganados. Mate-os, veja perto das galinhas se não há ovos, vá para a casa pequena sem porta ao norte (veja o mapa no Z para saber onde)e atire no medalhão [02/15] perto dela. No caminho, passe pelo estábulo e olhe para cima para achar outro medalhão [03/15]. Após, entre na casa que estava na sua frente quando você chegou nesse pedaço da vila, quebre os barris, as caixas e procure nas gavetas por itens no andar de baixo. Antes de subir, saia pela porta dos fundos, olhe para cima e ache outro medalhão [04/15] pendurado no telhado. No andar de cima, olhe as gavetas para mais ítens, mate o Ganado e olhe na direção da escada que você subiu. Haverá mais um medalhão [05/15]. Ainda no andar de cima, saia pela janela à direita, vá reto e pule quando possível. Quebre a caixa para achar um BEERSTEIN e, para sair, em purre o armário. Volte ao segundo andar da casa, saia pela mesma janela e, ao invés de ir reto, vá para a esquerda. Próximo ao fim da passarela, vire para a direita e destrua mais um medalhão [06/15]. Pule para a área cercada, quebre a caixa, pegue o item, olhe para o canto superior direito e atire em mais um meda lhão [07/15]. Suba a escada de volta para a passarela, desça dela e passe pelo portão de ferro.

Vá em frente até aparecer uma animação. Quando ela acabar, verá que o jogo está mandando apertar A ou B repetidamente para fugir da pedra. Faça-o, mas cuide que, no final, o jogo mandará apertar L+R ou A+B sem dar muito tempo para isso. Passado o susto, continue andando, atire nos pontos brilhantes no teto do túnel e continue até ver algumas casas. Muito cuidado nessa hora, já que na casa a sua esquerda tem armadilhas de urso e de bomba e na casa a sua frente há Ganados atirando explosivos. Dê a volta na casa dos Ganados, tirando as armadi lhas, e entre por trás. Se possível, quando um Ganado da casa for atirar a dina mite, saia da janela. Assim, ele acerta dentro da casa e mata a si mesmo e mais alguns. Também destrói os barris. Entre e pegue o que quiser, saia pela mesma janela na qual você entrou e vá reto. Você verá uma caixa. Destrua-a, pegue o í tem, vire 180°, olhe para a árvore e meio para cima. Verá um ninho. Atire nele para fazer o RED CATSEYE cair e entre na casa grande. Abra o armarinho e pegue o item de cima da mesa. Vá em frente, salve o jogo se achar necessário (não é), desarme as duas armadilhas explosivas, pegue os itens dessa sala e empurre o ar mário para revelar uma passagem secreta. Continue, verifique o armário de onde vem um barulho e veja a animação.

Capítulo 1 - 2
Parabéns! Você acabou de completar a sua primeira divisão de capítulo! Incrível, não? Prepare-se para apertar A+B ou L+R no final da animação. Pegue a munição antes de sair da sala e veja pela primeira vez o famoso Mercador! Saia da casa e vire à esquerda, à esquerda de novo e mais uma vez. O menu de compra apa recerá. Venda qualquer SPINEL que você tiver e o PEARL PENDANT também, mas não venda o BEERSTEIN nem o RED CATSEYE. Se quiser vender munição, está livre, mas eu certamente não aconselho, já que não dá para comprar ela. Compre uma arma (a conselho o RIFLE mais o SCOPE) e a ATTACHE CASE M (dê a preferência a ela, apesar de você provavelmente ter dinheiro para comprar tudo o que eu disse). Nâo compre o TREASURE MAP(VILLAGE), pois ele só mostra onde há itens valiosos no mapa e eu, no detonado, estou falando como pegar todos ou quase todos. Se quiser, faça upgrade nas armas. Agora volte para a frente da casa, vá para a direita dela, quebre o barril e vire. Você verá umas partes onde não há muro. Atire por ali se comprou o Rifle (antes de usá-lo, combine o Scope com ele apertando A duas vezes em cima do Scope e uma no Rifle), se não, passe pela porta à esquerda. Entre na casa mais próxima, pegue qualquer item que tenha no andar de baixo, ma te os Ganados, suba e pegue o EMBLEM(RIGHT HALF) no baú. Pule e vá à casa aos fundos, quebre os barris do lado de fora. Suba a escada, suba a segunda escada, mate o Ganado e cuide que mais Ganados virão. Mate eles, desça as escadas e en tre na casa. Pegue a erva amarela e mais algum item nos armários. Saia da casa, atravesse a ponte, suba a colina e continue até achar uns barris e um baú que contém o EMBLEM(LEFT HALF).Vire em direção a segunda caso que você entrou, vá até a beira da paltaforminha de madeira, pule e pule de novo. Vire à direita e chegue perto do portão de ferro. Aperte Y, L, A em algum pedaço do EMBLEM, sele cione 'Combine' e selecione o segundo pedaço dele. Você formará um HEXAGONAL EMBLEM. Aproveitando que está nesse menu, combine o RED CATSEYE com o BEERSTEIN para deixar as coisas mais organizadas =). Use o HEXAGONAL EMBLEM (se você não estiver próximo o suficiente, aperte A na frente da porta que esse menu abrirá daí é só usar apertando A no item e A em cima de 'Use') e passe.

Vá em frente, o caminho está livre, mas antes de entrar na construção, vire à direita, quebre o barril, vire à esquerda, vá pela passagenzinha, e quebre os outros dois barris. Entre, vá ao fundo, vire à esquerda, quebre o barril, passe pela porta atrás de você (direita da entrada), mate os Ganados, atravesse o cor redor, pule pela janela, mate os Ganados (desarme as armadilhas antes de ir on de eles estavam), abra os fornos à direita para pegar itens, quebre os barris que estão pouco depois deles, passe pela porta, mate mais Ganados. Pouco depois de passar a porta, vire à esquerda. Está vendo aquela janela com uns paus de ma deira na frente? Use a faca para quebrá-los e pule por ela. Pegue o item desta salinha (ELEGANT MASK), pule de volta, destruia mais barris e saia pela porta que não foi a em que você entrou. Vá em frente, mate o Ganado, pule e pegue os itens que estão na água. Se estiver precisando de vida, mate os peixes e os use como alimento =). Suba as escadas e suba de novo.

Vire à esquerda logo que chegar. Destrua o pau de madeira segurando a tampa do poço, atire no item e pegue-o (BRASS POCKET WATCH). Entre na casinha um pouco a frente e quebre a caixa e barril para pegar itens. Destrua tanto a arma dilha de urso quanto a explosiva e entre na casa grande. Você terá que resolver um puzzle para abrir a porta.

PUZZLE: FORMAR O SÍMBOLO CORRETO NA PORTA
O Objetivo é formar um símbolo igual aos dois abaixo com esse da bola de cris tal. Muito simples. Escolha a seta para cima e depois a seta para a esquerda.

A porta irá abir. Vire para a direita e abra o armário para achar um item. Abra a gaveta da mesa para achar outro. De frente para a mesa, vire à direita e o Botão A poderá ser usado para checar a caixa em cima da cômoda. Examine-a para pegar a INSIGNIA KEY. Abra a porta de metal e veja a animação.

Capítulo 1 - 3
Mais uma divisão de capítulo passada =)! Dê uma volta de 180º e abra a cômo da para achar mais um item. Desça as escadas, dê uma volta de 180° e passe pela porta. Mate o Ganado que estava mijando hehehehheeh. Saia daí e vá para o meio da sala. Vire à direita duas vezes, quebre o vidro, pegue o item, abra a cômoda e pegue outro item. Volte para o meio, mas vire à esquerda dessa vez e pegue um ovo de dentro do fogão. Antes de sair pela porta ao lado, equipe sua Shotgun, garanta que suas armas estão carregadas e só então saia, pois há alguns Ganados e o Homem da Serra Elétrica lhe esperando. Mate todos, vá em frente, entre na primeira casinha, mate um Ganado, quebre a caixa e pegue a erva vermelha. Continue em frente, mate o grupo de Ganados e passe pelo portão de ferro.

Você está de volta na parte principal da vila. Entre na casinha à esquerda e quebre as caixas. Ganados virão lhe atacar, então dê um fim neles. Vire à direi ta, ignore outros Ganados e vá em direção àquela igreja com uma porta de metal com um símbolo. Tente abrir ela e o menu aparecerá para você usar a INSIGNIA KEY. Entre.

Quebre a caixa e pegue o item na prateleira. Passe pela porta, quebre o bar ril, vire para cima, atire na lamparina suspensa (faça isso de uma certa distân cia) e pegue o SPINEL. Abra a tampa e pule. Vá em frente até chegar numa parte mais aberta. Destrua a lamparina e a caixa. Vários pontos brilhantes ficarão vi síveis. Atire neles para ganhar alguns SPINELS e uma ELEGANT HEADDRESS. Continue até o mercador.

ATENÇÃO: NÃO VENDA O BEERSTEIN NEM A ELEGANT MASK PORQUE DÁ PARA JUNTAR OUTROS ITENS COM ELES QUE AUMENTAM SEU VALOR TOTAL.

Abra a porta e suba as escadas. Vá em frente e, pouco depois de entra no cemitério, vire à direita para encon trar uma casinha com um Ganado e algumas caixas. Quando você estava se virando para a casinha, deve ter visto que há um medalhão em uma árvore, então aprovei te e atire nele [08/15]. Após atirar nele, dê uma volta de 180° e procure por duas árvores no cemitério que têm medalhões. Ache essas árvores e destrua os seus medalhões [09/15, 10/15] (Se você seguiu o que eu disse e atirou nos meda lhões, volte no Mercador para ganhar uma arma, a PUNISHER. Vai dar vontade de trocar a HANDGUN por ela, mas se você fez algum upgrade, verá que não vale a pena. Pegar os próximos medalhões é opcional, mas, se destruí-los, a PUNISHER virá com firepower 1.1 ao invés de 0.9). No cemitério, você verá que há três túmu los duplos. Um tem um símbolo que lembra um M, um um S e um lembra um V. Suba a colina até a igreja e mate os Ganados. Vá para a esquerda e, bem no cantinho, você verá uma árvore com um medalhão. Aitre se quiser [11/15]. Vá para a direi ta da igreja e entre naquele caminhozinho estreito ao invés de descer. Você ve rá mais dois Ganados e mais um puzzle.

PUZZLE: LIGAR SOMENTE OS TRÊS SÍMBOLOS DOS TÚMULOS DUPLOS
Você deve iluminar somente os símbolos dos túmulos duplos (o que parece um V, o que parece um S e o que parece um M). O problema é que só dá para pular 3 ou 4 símbolos de cada vez. Escolha nessa ordem: 3, 3, 3, 4, 4, 4, 3.

Pegue o GREEN CATSEYE e combine-o com o BEERSTEIN (falta só 1 CATSEYE =)). Vire para cima e um pouco para a esquerda. Mais um medelhão [12/15]. Volte até onde você entrou nesse caminho estreito, mas dessa vez desça a lombada. Vá pela ponte matando os Ganados e, após o primeiro pulo, vire-se e olhe para baixo pra ver um medalhão [13/15]. Entre na casinha, pegue o papel, quebre as caixas (cui de que uma pode ter cobra), avançe um pouco mais e olhe para cima para ver mais um medalhão [14/15]. Quando for pular pela segunda vez, olhe um pouco para bai xo e para a direita para ver o último medalhão [15/15]. Pule, mate o Ganado que aparecerá e passe pela porta de madeira.

Quebre o barril e, antes de ir na área mais espaçosa, equipe a Shotgun e ati re no meio dos corvos para ganhar dinheiro e itens. Vasculhe esse lugar e por dentro das casinhas por itens e passe pelo portão de madeira aberto. Quebre al guns barris e ou vire à direita se quiser salvar o jogo e comprar/vender, ou continue em frente.

Entre na casa à direita e pegue os itens. Outra sequüencia daquelas de fugir da pedra aparecerá. Agora você vai estar num lugar que tem alguns Ganados e al gumas armadilhas. Mate-os e atire nelas até chegar numa parte onde a ponte está quebrada. Nessa parte, vá pela direita, pela água e logo verá uma terra emersa com uma árvore grudada na ponte. Olhe para cima. Você verá um ninho. Atire nele e pegue o ANTIQUE PIPE. Continue em frente que você verá uma outra terra emersa que dá acesso a ponte. Atire na armadilha explosiva, mate os Ganados que apare cerão e siga até o portão de madeira.

Vá reto e, quando o caminho bifurcar, siga para a esquerda e vá para o topo da colina. Veja a animação e desça. Quando estiver passando pela bifurcação, fique cuidando o canto superior esquerdo (use a alavanca C para diagonal superi or esquerda). Você verá mais uma árvore com ninho. Atire nele e pegue o GOLD BANGLE W/ PEARLS. Entre na casinha à direita e pegue os itens e a erva ama rela. Entre na do fundo, pegue a erva verde e salve o jogo, pois agora será sua primeira batalha contra um chefe.

CHEFE: DEL LAGO
Entre no barco e comece a ir para frente. Lá pelas tantas, uma animação ocor rerá e o chefe surgirá. Logo no início, desvie dos pedaços de árvore seguran do o direcional no lado contrário a eles. Quando o caminho estiver livre, use o R para mirar o harpão e atirar. Note que o harpão deixa a alavanca muito ma is sensível do que uma arma comum. Ele demora uns 7 tiros de harpão. Uma hora o chefe vai imergir e o barco ficará parado. Nesse momento, a câmera ficará como se você estivesse segurando R. Procure pelo Del Lago e atire os harpões. Se você não estiver achando ele, espere um pouco que setas vermelhas aparece rão no canto da tela indicando onde ele está. Acerte pelo menos 1 harpão nele nessa situação, se não você será derrubado do barco e terá que apertar A rápi do para voltar sem ser comido. Também há uma situação na qual o Del Lago imer ge, mas a câmera não fica como no R. Nesse caso, segure para um dos lados no direcional para fugir da batida dele (como se fosse um pedaço de árvore, já que se foge com o direcional e se bater você cai). OBS: Você deve estar pensando "Já que um golpe dele me mata, então do que adi anta eu recuperar vida nas batidas?". Uma coisa que eu notei é que a distân cia de nado em caso de batida é inversamente proporcional a sua vida. Isso quer dizer que quanto menos vida você tiver, mais longe você cairá e mais difícil ficará voltar para o barco sem morrer. Na verdade, com a vida em 1 só quadradinho daqueles você já está praticamente comido.

Veja a animação, mas cuidado, pois logo você terá que ficar apertando A ou B rapidamente.

Capítulo 2
Parabéns por acabar o primeiro capítulo do jogo! Nesse segundo capítulo ocorrerão algumas batalhas contra chefes e é o último capítulo na vila. Também verá que uma coisa muito irritante pode acontecer quando você explodir a cabeça dos Ganados.

Capítulo 2 - 1
Logo que começar, pegue os itens e o papel dentro da casa. Saia, vire para a direita, vá para o barco e mate os peixes se precisar de vida. Vá com ele até as duas tochas azuis no lado oposto do lago (você deve ter visto elas). Suba as escadas e vire à esquerda. Quebre o barril, empurre a caixa, quebre os barris, suba a escada, empurre as caixas e quebre os três barris para achar uma GREEN GEM. Junte-a a ELEGANT MASK. Compre e venda o que quiser (como o ANTIQUE PIPE). Volte para a margem onde você começou esse capítulo (use o mapa em caso de ter e esquecido) e pegue o caminhozinho. Passe o portão de ferro.

Veja a animação e enfrente esse Ganado. A partir de agora, há uma chance de, qu ando você explodir a cabeça de um Ganado, esse bicho aparecer. Mais tarde você verá que essa não é a única forma dele e que isso é muito irritante em grupos grandes desses inimigos. Pule as plataformas, continue, pule mais plataformas, chegue perto da beira da colina, desça com a corda. Olhe para cima, verá um Ga nado. Mate-o, suba no quiosque dele, pegue itens, desça, vá em frente, quando tiver que pular mais outra plataforma, olhe para o lado direito e atire na jun ção das quatro correntes da caixa com a corrente principal. Pule até o outro la do, vire à direita, ande um pouco para frente. Viu o objeto brilhante? Atire ne le para ganhar um AMBER RING. Suba a escada, quebre o barril, olhe para trás e um pouco para a direita e quebre a corrente do mesmo jeito que você fez com a outra caixa. Tente quebrar uma segunda corrente. Agora pule, vá em frente, vire à direita e pule pelas caixas. Pegue o único caminho que dá, suba as escadas e opere a manivela. Volte até a cachoeira (antes dessa última sequência de pular caixas, virando à esquerda), mas cuide que agora aparecerá um grupo grande de Ganados, a maioria com o bicho [Vou chamar de Las Plagas a partir de agora. Entenderá o porquê depois.] em caso de ter a cabeça explodida. Mate-os ou fuja pa ra onde estava a cachoeira. Vá até o fim dessa caverna e pegue a ROUND INSIGNIApara fazer a parede atrás dela subir, dando caminho a um portão de ferro.

Quebre os barris, pegue o que tiver dentro e use o barco. Você voltará para um local com um Mercador e uma Máquina de Escrever (aquele pouco depois de você matar uns corvos, que eu disse que podia virar à direita, lembra?). Faça o que for necessário, suba as escadas e saia pela porta. Vá para o local dos corvos para enfrentar mais um chefe.

CHEFE: EL GIGANTE
V eja a animação e prepare-se para lutar. Há itens nos cantos do cenário e dentro das casas. Tente evitar deixar o El Gigante destruí-las porque os itens se vão junto. Alguns ataques dele são esquiváveis com A+B ou L+R. Se ele te a garrar, fique girando a alavanca de controle para fazer com que o Leon esfa queie a mão dele e ele lhe solte. Há uma chance de que, se você salvou o ca chorro no início do jogo, ele apareça e fique distraindo esse chefe. Sempre a tire na cabeça. Lá pelas tantas, algo parecido com as Las Plagas dos Ganados (que na verdade É Las Palgas) vai aparecer nas costas dele. Nesse momento vo cê poderá subir no El Gigante com o botão A e ficar esfaqueando as Plagas com o A ou o B repetidamente. São necessárias umas quatro dessas sequências de es faquear para ele morrer. Você pode atirar nas Plagas também, mas, consideran do que está no início do jogo, você não deve ter armas que sejam mais fortes que as facadas. FLASH GRENADES são úteis para cegá-lo.

Refaça seu caminho até a igreja, mas cuide com os Colmillos (cães zumbis) que estarão lhe aguardando na frente dela. Use a ROUND INSIGNIA e abra a porta.

Vá ao altar e pegue os itens que estiverem ali, volte para a porta, dobre pa ra a direita e suba as escadas no fim do corredor. Ande um pouco e olhe para a igreja. O botão A ficará disponível para você pular no lustre. Pule, espere ele voltar e quando ele estiver perto da outra borda, pule de novo. Vire à direita e quebre os barris. Opere aquela mesinha com três bolas de cores diferentes com o A para iniciar outro puzzle.

PUZZLE: ENCAIXAR AS CORES DOS CÍRCULOS COM AS DO CÍRCULO CENTRAL
O Objetivo aqui é fazer com que as cores dos círculos de uma só cor coincidam com a respectiva no círculo do meio. É só ver onde tem azul, por exemplo, no círculo central e rodar a luz azul de tal forma que, se botasse ela em cima desse círculo, as partes azuis TODAS iam ficar iluminadas pelo azul. O jeito é o seguinte. Gire 2 vezes o círculo de luz vermelho, 3 vezes o verde e 1 vez o azul depois apertar em 'Combine'.

Se diriga até a grade que abriu, entre e veja a animação. Essa é a Ashley. Você terá que protegê-la durante boa parte do jogo. Os símbolos no mostrador de vida dela estão explicados na seção 'Controles - Ashley'. Volte para a parte de baixo da igreja indo para a direita e veja o vídeo.

Capítulo 2 - 2
Logo que começar, dê uma olhada em volta e quebre os barris. Saia pela porta e veja o vídeo. Vá reto e atire num dos barris do carrinho para que esse mate a maioria dos Ganados. Antes de ir em frente, entre na igreja e mate os dois Zealots (Ganados vestidos de monge) para ganhar 5000 pesetas. Saia da igreja e vá em direção à vila, passando pelo cemitério, pela caverna com o Mercador (agora estará diponível para venda a pistola RED9, que tem o maior poder de fogo do jogo. Apesar disso, eu acho melhor esperar um pouco mais e pegar uma pistola um pouco mais fraca, mas melhor no resto chamada BLACKTAIL).

OBSERVAÇÃO: A maioria dos lugares que tinha itens antes, agora tem de novo. Eu não vou falar para ficar entrando nas casas e pegando os itens dessa vez, já que é só ir nos mesmos lugar que de dia.

Agora que você está na vila, vá para a direita para chegar naquela parte de la em que você pegou os primeiros medalhões e o papel azul (cuide as armadilhas de urso). Lá, antes de tudo, chegue perto daquela lata de lixo laranja grandona e man de a Ashley se esconder com o X. Mate os Ganados e suba naquela passarela da mesma forma que você fez no capítulo 1. Vire à esquerda nela, chame a Ashley com o X também, atire nas armadilhas, mate o Ganado, pule na área cercada e abra o portão de madeira com a ajuda dela.

Fale com o Mercador em caso de querer compra ou vender (agora vem uma parte um pouco complicacda, então você talvez queira dar upgrades nas suas armas) e vá em frente. Ouça a conversa com a Hunnigan, continue, veja o vídeo. Vasculhe os dois andares da casa por itens (entre eles uma erva amarela e uma vermelha), empurre os armários na frente das janelas e espere pelos Ganados no andar de baixo. Cuide para não acertar muitos tiros no Luis e suba quando o ele mandar. Fique derrubando as escadas das janelas e cuide os Ganados que subirem do andar de baixo.

Capítulo 2 - 3
Dê uma olhada em volta da casa (e dentro dela, se não o fez antes) por itens e entre na casa ao lado do Mercador para pegar um papel e salvar o jogo se qui ser. Passe por ele e vire para a esquerda. Você verá umas engrenagens com uma a lavanca. Agora você tem duas opções: ir pelo caminho da esquerda e enfrentar muitos Ganados mais duas mulheres com serras elétricas ou ir pelo da direita e enfrentar um El Gigante. Em cada lado há um tesouro (como o BEERSTEIN, por exem plo) a ser pego. Eu vou falar como passar de cada lado e como pegar o tesouro dele, mas recomendo o caminho da direita se você não estiver muito bem no jogo ou for a primeira vez que joga. O da esquerda eu acho melhor se estiver jogando no Professional. Se quiser ir pelos dois caminhos, também dá, mas só recomendo isso se você tiver armas secretas ou já estiver bem acostumado ao jogo.

ESQUERDA
Mate o Ganado que vier e mande a Ashley se esconder ali perto. Atire nos bar ris do carrinho para fazer ele explodir. Vá matando os Ganados e suba as esca das ao fundo. Mate mais inimigos até chegar perto da lata de lixo laranja onde o caminho se divide em dois. Chame a Ashley e deixe ela ali. Vá para a direita, pelo caminho mais próximo, e desça a escada do lado direito, quebre os barris, pegue os itens, suba a escada, vire à direita e quebre o barril para uma erva verde (para juntar com a vermelha lá de baixo). Siga reto e pule quando puder. Uma animação aparecerá junto com duas mulheres com serra elétrica mais alguns Ganados. Mate todos, pegue a CAMP KEY e o RUBY, quebre os barris e abra a porta trancada com a CAMP KEY. Chame a Ashley e passe pela porta, quebre a caixa e en tre na casa na direita. Vire à esquerda, quebre a janela com a faca, pule e que bre os barris no final para ganhar uma RED GEM. Junte-a com a ELEGANT MASK, vol te até a casa e vire para a esquerda. Desça pelo buraco e pegue os itens dali. Suba, saia da casa e continue em frente. Mande a Ashley se esconder e enfrente os Ganados. Debloqueie a porta e saia.

Passe a ponte, vire à direita e vá em frente, passe pela casa e pare quando estiver na frente de uma escada (com um Mercador em cima).

DIREITA
Vá até a porta e o El Gigante aparecerá. Você verá que a Ashley apontará pa ra uma pedra no alto. Quando o El Gigante estiver em baixo dela, atire no pau de madeira que a segura. Isso fará ele perder muita vida. Mate-o como fez antes e cuide que, no final, se você estiver em baixo dele, terá que desviar com L+R ou A+B. Cuide para ele não pegar a Ashley também. Se isso acontecer, atire nas mãos e na cara que, com sorte, ele solta ela antes de matá-la. Quebre as corren tes, entre nas casas, pegue os itens e uma OLD KEY. Após passar pela segunda ca sa, olhe para cima e verá um balde suspenso por uma corda. Atire no ponto bri lhante, pegue a PURPLE GEM (se você passou pelos dois lados, terá as três GEMS e poderá vendê-las após juntá-las com a ELEGANT MASK) e siga em frente. Quebre as correntes da próxmia porta e use a OLD KEY na porta de madeira.

A PARTIR DAQUI, NÃO INTERESSA QUAL CAMINHO VOCÊ PEGOU

A partir das escadas do Mercador (venda a ELEGANT MASK com as GEMS se tiver as três combinadas com ela. Se tiver só duas e não quiser passar pelo outro ca minho, venda também. Não se preocupe quanto ao BEERSTEIN, você não perdeu o úl timo CATSEYE), passe em volta da casa para pegar itens e entre nela para salvar o jogo (recomendo) e pegar um papel e um item. Saindo da casa, vire um pouco pa ra a direita e suba o caminho, sempre indo reto. Suba as escadas, e, antes de pegar um teleférico, equipe o Rifle. Começe mirando para a esquerda. Verá um Ga nado. Mate ele senão ele sobe no seu teleférico e começa a destruí-lo. Agora vi re para a direita e mate os Ganados nos outros teleféricos porque eles tocam ma chados, facas etc em você e na Ashley. Tente acertar mais de um de cada vez e vá cuidando os dois lados (especialmente o direito) até chegar na base. Nela, dê a volta na grade e pule dentro da cabine. Vá para o fundo dela, abra os armá rios, pegue os itens e saia pela porta. Dali, vá reto e desça as escadas. Onde o caminho bifurca, mande a Ashley ficar parada e vá para a esquerda. Entre na caverna, mate os Ganados, pule a barreira e suba as escadas ao fundo. Mate o Ga nado e pegue, dentro do báu no fim da caverna, o YELLOW CATSEYE (eeee! Agora é só juntar ele com o BEERSTEIN e vender por 20000). Volte até a Ashley, faça ela lhe seguir e desça as escadas. Fale com o Mercador para vender/comprar, salve o jogo e passe pelo portão de ferro. Vá em frente, chegue perto da casa, veja a animação e prepare-se para desvi ar de um ataque. Prepare-se para lutar contra um chefe.

CHEFE: BITORES MENDEZ
Atire na coluna vertebral dele até ficar só o pedaço de cima lutando. Continue atirando, subindo na escada para atrasá-lo até destruí-lo. Use, se tiver, FLASH GRENADE's para atordoá-lo, especialmente quando estiver na segunda parte da luta. Esse chefe não tem nenhum ataque altamente preocupante. O mais preo cupante é um que você tem que desviar duas vezes. Se ficar sem munição ou vi da, procure na parte elevada por uma erva vermelha, uma amarela, uma verde e alguma munição. No andar de baixo há munição também, assim como uma erva verde.

Pegue o FALSE EYE do cadáver e verifique se não esqueceu algum item. Vá em cima do corpo e olhe para a direita. Pule por aquela abertura. Você e Ashley se reunirão. Refaça o caminho até o teleférico, passeie nele (dessa vez não tem ne nhum inimigo) e vá em frente até chegar numa porta com duas tochas ao lado. Use o FALSE EYE nela e prossiga. Após aparecer uma seqüência, deixe a Ashley parada e avance um pouco. Uma outra animação irá aparecer. Assim que ela acabar, atire com tudo que puder no caminhão senão ele te atropela. Quando ele capotar, vá em frente (ou vire e mate os Ganados, mas é melhor ignorá-los)e, quando a subida a cabar, vire à esquerda para pegar um item e um VELVET BLUE. Continue e veja a animação.


Capítulo 3
Capítulo 3 de 5. Uma mudança geral no cenário do jogo, novos inimigos, apro fundamento maior na história e uma velha conhecida.

Capítulo 3 - 1
Destrua os barris que ver logo que entrar, sendo eles um no pé da escada, um na esquerda e dois na direita, vá no caminho aberto pela destruição desses dois últimos, vire à esquerda e destrua o barril e as caixas. Vire para trás e pegue 5000 pesetas no baú. Saia desse corredorzinho e entre na casa, pegue a erva ver de, salve se quiser e fale com o Mercador (ele tem a venda a ATTACHE CASE L, a BLACKTAIL, o RIFLE (SEMI-AUTO), o SCOPE (SEMI-AUTO RIFLE) e a RIOT GUN. Ele tem mais coisa a venda, mas esses são os que eu recomendo comprar. NÃO COMPRE A BROKEN BUTTERFLY. Quanto aos upgrades, se você fez upgrades na SHOTGUN, não compre a RIOT GUN. Espere pela terceira Shotgun. Se comprou a RIOT GUN, não faça upgra des nela. Faça upgrades no RIFLE (SEMI-AUTO). Se comprou BLACKTAIL ou usa qual quer outra Handgun, faça upgrades nela). Suba as escadas e saia pela porta.

Vá em frente, pegue a munição após a animação. Continue, quando a segunda a nimação aparecer, espere os Zealots (os Ganados monge) tocarem umas bolas enor mes de fogo e vá para o fundo com a Ashley. Suba as escadas. Nessa parte mais a berta, olhe para a direita, vá um pouco para trás, pegue o Rifle e atire no Zea lot que está tocando bolas de fogo na sua frente e na sua direita (atire nos barris explosivos). Vire-se de forma que consiga acertar os dois lançadores a trás de você (ou um deles pelo menos). Siga pela ponte ao lado da escada, indo reto até o fim para dobrar para a direita no fim e pegar, dentro do baú, um GOLD BANGLE. Mande a Ashley ficar parada, pois virá um Zealot com capacete (vo cê tem que acertar em outras partes do corpo) e você terá que matar o último lançador de bolas de fogo sem ela estar junto para morrer. (Vá na parte que tem um buraco redondo enorme para acertá-lo com facilidade...Esse é um daqueles que estava atrás de você, que eu disse que deveria matar os dois ou só o outro) Vol te para perto da Ashley e entre na casa. Pegue o VELVET BLUE e algum item nas caixas e uma erva amarela no baú. Volte para a parte que tem um buraco enorme redondo e vá pela direita dele. Você verá uma manivela. Use-a para erguer o ca nhão e atire com ele. Vá para o local destruido, passe pelo Mercador e entre na porta.

Após a conversa, vire à direita e pegue o item dentro do balcão. Pegue a PLA TINUM SWORD atrás da mesa, na parede. Suba as escadas, vire à direita duas ve zes, vá até o fundo, mate o Zealot, mate os Zealots que vierem. Vá até a mesa, pegue o dinheiro e a GOLDEN SWORD da parede.

PUZZLE: TROCAR AS SWORDS DE LUGAR Eu nem devia considerar um puzzle, de tão ridiculamente fácil que ele é. Bote a PLATINUM SWORD no lugar da GOLDEN SWORD e vice versa.

Vá para onde você botou a PLATINUM SWORD e passe pela porta. Continue em frente, veja a animação e continue indo para a porta simples, não a dupla. Mate os Zealots que aparecerão, entre na casa e pegue alguns itens antes de ir em frente. Cuide o atirador de flechas, fique com a Shotgun na mão para matar os inimigos de escudo. Entre na porta atrás deles. Suba na parte ma is elevada, pegue a erva verde num lado, destrua o barril noutro e, nesse mesmo lado, pegue a CASTLE GATE KEY do baú. Virão vários inimigos, sendo que muitos deles terão a Las Plagas desenvolvida (bicho da cabeça). Cuide para a Ashley não morrer enquanto mata eles. Após isso, volte até a parte onde você se reen controu com o Luis e abra a porta dupla com a CASTLE GATE KEY.

Vá em frente. Veja a animação. Vá em frente de novo e veja a parede subir. Olhe para trás e para cima para ver um ponto brilhante. Pegue a GREEN GEM. Sal ve o jogo na Máquina de Escrever e passe ela porta. Vire à esquerda e quebre os dois barris. Vire 180°, vá em frente e vire à esquerda prar pegar munição na ca deira e checar o quadro do Saddler para ele cair e você ganhar 5000 pesetas. Dê outra volta de 180° e quebre o vaso. Vire para a direita e pegue o papel no fun do. Quebre os barris para uma erva amarela e vire à esquerda. Você verá duas es tátuas cuspindo fogo. Antes de chegar nelas, vire para a direita e examine o quadro para ganhar a PRISON KEY. Volte até a parte que tinha dois barris e uma porta azul perto. Mande a Ashley ficar parada e abra a porta, porque vai come çar uma batalha contra chefe. Desça as escadas, procure por uma erva verde e chute a porta da prisão. Após a animação, puxe a alavanca para começar a bata lha.

CHEFE: GARRADOR Na verdade, ele é mais um sub-chefe, pois mais tarde você verá ele no meio de inimigos comuns. Ele é cego, então ele lhe acha muito mais facilmente se você atirar ou correr ao invés de andar. Fique andando e atire na Las Plagas nas costas dele quando puder. Você pode atirar nos sinos para atraí-lo. Ele não tem nenhum ataque que mate direto (apesar de ele ter um ataque que não preci sa se ter tão pouca vida para matar direto), mas quando atacar, saia de perto dele. Não muitos tiros nas costas e ele estará morto (se bem que a quantidade de tiros depende da arma, por isso uma Magnum é a melhor escolha).

Junte-se à Ashley, salve (muito importante) e vá para o lugar das estátuas que cospem fogo. Zealots estarão lá. Mate-os e passe pela porta no fim do corre dor. Agora aparecerão MUITOS Zealots. Mate todos, (DICA: Fique parado na porta u sando o Rifle semi automático)pegue itens nos vasos, barris e balcões e procure por umas escadas que você pode descer. Desça, mate os Zealots (se tiver algum) e entre na porta. Está vendo aqueles dois quadradões salientes no chão? Passe por cima de um e mande a Ashley ficar nele e vá em cima do outro. Após a anima ção, pegue a erva verde e munição e saia da sala. Mais inimigos aparecerão (não adianta ficar dentro da salinha porque eles caem do teto também) e você deve ma tá-los e chegar na manivela. Mande a Ashley operá-la para ter mais segurança ou opere você mesmo para ir mais rápido. Mate os Zealots de foice, suba as escadas e você verá que Ashley notou que tem duas manivelas naquela passarela. Pegue os itens dos vasos, fique de frente para o chafariz e olhe para os lados. Você ve rá que tem uma paredezinha em cada lado. Escolha uma delas e ajude a Ashley a subir. Agora, fique cuidando com o Rifle inimigos que aparecerão para seques trar ela, assim como inimigos que aparecerão para lhe matar. Quando ela acabar com uma manivela, uma animação mostrará que uma ponte emergiu, porém só uma par te. Ela irá girar a segunda manivela, então continue cuidando os inimigos e, as sim que ela finalizar, ela ficará próxima da paredinha onde você ajudou ela a subir para que seja resgatada. Pegue ela e vá pulando nas pontezinhas. Saia pe la porta.

Assim que entrar nessa sala, vá reto até ficar entre as duas estátuas de an jo. Vire para trás e para cima. Verá um ponto brilhante no olho do anjo. Atire nele para ganhar um SPINEL. Indo para a direita, você encontrará um balcão com um SPINEL e um baú com algum item. Indo para a esquerda, encontrará um vendedor no lado de uma porta (Shooting Range, onde dá para ganhar bonequinhos, mas isso eu explico outra hora), uns vasos e munição. Após ir para esses lados, siga re to pelo meio e veja a animação para começar o Capítulo 3-2.

Capítulo 3 - 2
Entre pela porta bem próxima. Quebre os barris, siga em frente e desça a es cada. Continue que daqui a pouco ouvirá passos na água. São os Novistadors, uns insetos gigantes e invisíveis nessa parte. Assim que um lhe atacar, tente mirar e atirar enquanto você ainda sabe onde ele está. Eles ficam visíveis um pouco depois de levar um tiro. Aproveite essa vantagem para matá-los. Procure ver na água também se eles estão perto. Siga pelo corredor e desça as escadas. Mais do is Novistadores atacarão. Mate-os (sempre pegue os EYE que eles largam, seja BLUE EYE, RED EYE ou GREEN EYE), pegue os pontos brilhantes na água e a munição no cano aberto. Suba as escadas à sua esquerda e saia pela porta. Aqui vários Novistadores aparecem. Comece indo para a esquerda. Mate o inimigo, passe pela barreira ideno para a esquerda, entre na porta, pegue uma erva verde e munição nas caixas e a BUTTERFLY LAMP do báu (junte EYE de qualquer cor que tiver com ela. Se tiver as três cores, venda após juntar). Gire a válvula para drenar a á gua e saia pela porta. Olhe para cima e meio para a direita logo após sair. Você verá uma baba. Ali tem um Novistador invisível. Pegue a arma que tira mais dano que tier (provavelmente o rifle) e atire ali. Ele vai cair, mas não morreu ainda, então acabe com ele. Mais um vai aparecer. Volte para a parte principal dessa sala (quando eu disse para entrar à esquerda). Entre nas celas para pegar itens (entre eles um papel e uma erva amarela) e desça pela escada que dá onde a água foi drenada. Chute a grade, vá reto até o lado da escada, pegue a VELVET BLUE, vire para trás, mate o Novistador e suba a escada. Vire à esquerda, pegue munição, suba a outra escada e passe pela porta. Cuide para não ser acertado pe los machados, uma vez que isso resulta num Game Over. Para saber onde eles pas sam, olhe um risco no chão. O segundo machado você tem que desviar pulando. É só pular na hora certa. O terceiro, apesar de serem dois, é só passar quando e les estão quase chegando na parede. Pegue o ponto brilhante (VELVET BLUE) e sa ia pela porta. Suba pela escada, pegue o dinheiro e o SPINEL nos barris e saia por outra porta. Após a animação, vire à direita, vá perto da beira e atire nos Zealots. Eles sairão correndo, então tente acertar com algo que mate vários de uma vez. Tente matar todos para conseguir vários SPINELS e um ILLUMINADOS PEN DANT (para descer, vá reto a partir da porta). Descendo ou não a escada, volte para o ponto de onde eu disse para matar os Zealots. Pule no lustre, pule para o outro lado. Vire à esquerda para quebrar uns vasos (com dinheiro e uma VELVET BLUE) ou à direita e depois à direita de novo para achar outro lustre. Pule por ele para o outro lado, vire à esquerda, quebre o vidro e pegue a ELEGANT MASK de dentro do baú. Antes de voltar, puxe a alavanca perto das grades para fazer elas abrirem. Você verá que o Mercador não está mais no andar de baixo, então suba as escadas que ficavam na frente dele para achá-lo (e vender a BUTTERFLY LAMP se tiver os três EYE mais os EYE que sobraram menos 1 de cada cor) e en trar na porta ao lado.

Pegue a erva vermelha no fundo da sala, prossiga, pegue o papel e saia pela porta. Mate os Zealots do andar de cima com o Rifle e os de baixo com a Shotgun para poder quebrar os vasos em paz e entrar na porta da esquerda da sala. Que bre os barris, suba as escadas e mate o Zealot. Saia, vire à esquerda, pegue mu nição, vá para a direita e mate os Zealots (se o vermelho estiver aí ainda, pri orize ele, senão seu trabalho será em vão). Matando ou não, desça para o andar onde ele estava, mate quem estiver ali, entre na salinha à direita, pegue a mu nição e dinheiro. Se ele fugiu, volte para a porta que você usou para chegar no terceiro andar, desça as escadas, saia pela porta e ele aparecerá com uma metra lhadora giratória. Mate-o e pegue a GALLERY KEY. Use-a na porta trancada do se gundo andar (é o andar onde o Zealot vermelho estava, não o no que as escadas levam), atire no ponto brilhante no olho do veado e quebre os vasos. Faça o puzzle (apertando no botão da mesinha no centro da sala).

PUZZLE: DEIXAR AS FIGURAS DOS QUADROS DE FORMA QUE FIQUEM SEIS PESSOAS MORTAS Basicamente, só se usa a figura onde aparece uma pessoa morta e a que aparece duas. A que aparece três é inútil. Use a ordem 1, 3, 4, 2.

Uma passagem se abrirá. Passe pela porta atrás dela. Veja a animação e mate os Zealots. Uma animação aparecerá e Zealots com bestas aparecerão. Mate-os, cuide para os que tem lança-mísseis não lhe acertarem. Suba as escadas e você verá um quadro grande (ou ele está do outro lado, dependendo de qual escada su biu). Na frente dele, vire à direita e verá um botão. Aperte-o para fazer uma plataforma subir. Vire para ela e vá pela esquerda para pegar um SPINEL em cima de uma cadeira. Vá um pouco mais para a frente e passe pela porta para pegar uma erva amarela. Saia pela porta que entrou e vá para o outro lado. Passe por mais uma porta, quebre o vaso e aperte o botão. Uma ponte se estenderá. Quando for sair, cuide os dois Zealots de lança mísseis. Mate eles e atravesse a ponte para pegar o GOAT ORNAMENT e fazer uma porta branca abrir (perto do botão verme lho e do quadro). Passe por ela.

Salve o jogo se quiser e vá em frente. Entre na porta à esquerda, atire no ponto brilhante em cima da porta do outro lado e passe por ela. Vá em frente e verá um chafariz. Pegue os itens dela e continue ao lado da porta para achar uns barris. Quebre eles para abrir caminho e passe pela porta no final.

Vá reto e desça a escada. Passe pelo portão, quebre os barris, vá pela es querda, mate qualquer Colmillo (cachorro zumbi) que lhe atacar. Eu aconselho a usar o mapa para chegar nos dois pontos pretos grandes, mas vou tentar descre ver. Depois de virar a esquerda e ir até o fundo, vire à direita, direita na primeira entrada, vá em frente, quando tiver duas opções, vá à esquerda, conti nue, suba as escadas, vá até o chafariz e pegue a MOONSTONE (RIGHT HALF). Se atire e vá à esquerda de novo. Dessa vez, ao invés de virar para a direita, vá para a esquerda e esquerda de novo quando der. Passe pela ponte, vire à direita e pegue a MOONSTONE (LEFT HALF). Junte elas e volte ao portão pelo qual você en trou no labirinto. Saia por ele, suba as escadas e cuide a esquerda para ver u ma porta. Use a BLUE MOONSTONE nela.

P.S: Nesse labirinto há uma RED GEM. Ela está no canto inferior esquerdo dele.

Capítulo 3 - 3
Quebre os vasos e pegue os itens nessa sala. Entre na sala sem porta e venda o que quiser para o Mercador, pegue o papel e abra o armário no lado dele para pegar um MIRROR W/ PEARLS & RUBIES. Volte para a parte onde você começou e en tre na porta ao fundo. Vá em frente, quebre o vaso, pegue a erva verde e muni ção em cima da mesa, vire à direita e vá ate´a porta no fundo. Quebre as caixas e pegue os itens. Pegue a erva verde em cima da mesa e destranque a porta do ou tro lado. Não passe por ela e sim pela que você entrou. Antes de sair, olhe o balcão na direita para pegar 5000 pesetas. Agora, após o corredor terminar, vi re à direita. Aperte o sino para puzzle iniciar.

PUZZLE: SINO E O QUADRO
Você deve ter notado que há anotações nas paredes dessa sala. Uma delas fala que o pão é o início. Outra fala que a carne é para aproveitar o presente, outra diz que a sobremesa é para comemorar o tempo restante. E a última diz que a garrafa quebra após tomar o último drink, fazendo eles voltarem do 'pó' de onde vieram. Basicamente, isso fala da vida (como se ninguém tivesse notado). Eu sinceramente não sei exatamente onde estava a dica do que fazer, mas des confiei do fato de a garrafa quebrar. E era essa a solução. Em suma, aperte o sino, pegue um Rifle e atire na garrafa de vinho do quadro. Também dava para saber disso vendo que a garrafa era um pouco saliente e atirar nas comidas fa zia o quadro virar contra a parede.

Entre onde tinha a grade antes. Quando chegar perto do baú, uma jaula cai rá sobre você, junto com um Garrador e alguns Zealots. Mate todos, pegue o HOUR GLASS W/ GOLD DECOR (para sair da jaula, se não tiver saído ainda, atire com armas fortes nos cadeados) e saia pela porta.

Vire à esquerda e pegue a munição. Mate os Zealots lá em baixo e ative a alavanca que estava perto deles (cuide que o inimigo de escudo PODE lhe acertar de trás da grade). Uma ponte se erguerá e mais Zealots aparecerão. Mate-os, passe pela ponte dobrando à esquerda no final, desça a escada, cuide o Zealot que lan ça flechas e pegue o dinheiro em cima da mesa. Pule, pegue os itens junto com o ROCKET LAUNCHER, quebre o vaso, pegue o VELVET BLUE, suba as escadas, mate o i nimigo e quebre o cadeado para sair no início da ponte. Passe pela porta ao fi nal dela. Suba as escadas, quebre os vasos para pegar uma SPINEL, fale com o Mercador (ele já tem a ATTACHE CASE XL e talvez você queira vender o ROCKET LAUNCHER e SPINELS) e passe pela porta.

Capítulo 3 - 4
Luiiiiiiiis! Dê a volta nesse andar, pegando os itens dos vasos e 5000 pese tas detrás do quadro do Saddler. Quando estiver se aproximando do lado que tem uma porta dupla, ouvirá a Ashley gritar. Quebre qualquer vaso que faltar e des ça as escadas para ter uma vista melhor dela. Atire nas correntes (aconselho a tirar na parte da corrente ao lado dela, para garantir que não será morta com o tiro). Mate os Zealots que aparecerem (Depois da Ashley tentar sair pela porta, cuide que um besteiro aparecerá à esquerda). Após matar a segunda onda de inimi gos, a filha do presidente vai pegar uma chave e você irá controlá-la.

Vire à esquerda e olhe ao lado do balcão. Pegue o SPINEL, vá para a parte se parada da porta por colunas e pegue uma erva amarela. Passe o busto gradeado, a Máquina de Escrever e o corredor para encontrar um Zealot. Mate ele usando os a bajures da sala, engatinhe por debaixo das mesas para escapar e gire a manivela para abrir a grade (se estiver jogando no Professional, espere ele estar perto, engatinhe, espere ele, engatinhe e gire a manivela. Fique nesse esquema). Nessa sala haverá mais um inimigo, mas duas manivelas. Mate-o ou prenda na outra sala para girar elas em paz. Passe, pegue a erva vermelha à direita e siga por ali. Passe pela porta. Empurre o armário à sua frente assim que entrar para revelar um botão. Pegue a erva verde e passe por baixo da mesa perto da porta. Vá até o fundo e aperte no botão. Passe pelo caminho aberto e aperte no botão em frente. Pegue o item brilhante (STONE TABLET), saia pela grade aberta para voltar ao primeiro botão e pressione-o. Passe pelas grades e saia pela porta (olhe o armário ao lado de la para dinheiro e perto das cadeiras para um VELVET BLUE). Continue, pegue o SPINEL e continue até o final. Você verá uma porta trancada e uma mesa no meio da sala. Use-a para iniciar um puzzle.

PUZZLE: BOTAR AS PEÇAS EM ORDEM PARA FORMAR UMA FIGURA
Quem nunca jogou um puzzle desses? Eu odeio eles. =( Bem, pra quem tem pregui ça de fazê-lo como eu, mexa as peças na ordem (bote o cursor em cima do espa ço e aperte A nessa ordem):



Bote a STONE TABLET no espaço vazio e a porta se abrirá. Entre nela, passe pela mesa, abra o baú, pegue o GOLD BANGLE, olhe o busto, pegue a SALAZAR FAMILY INSIGNIA. A porta irá trancar, ele irá se virar e revelar um baú. Abra-o e pegue o SERPENT ORNAMENT. Ela reabriá, mas as armaduras lhe atacarão. Fuja de las, é o único jeito. No caminho de volta para a sala onde conseguiu o STONE TABLET, algumas armaduras estarão em posição de ataque. Fuja delas com o combo A+B ou L+R. Ao chegar na sala mencionada acima, saia pela porta.

Sabe quando você pegou a erva vermelha? Tinha uma porta no lado esquerdo. En tre nela (é a porta que você verá ao ir reto). Abra a gaveta e pegue o VELVET BLUE. Pegue o SPINEL mais para o fundo, desça os degraus, pegue o papel, vire 180º e pegue a munição na escrivaninha. Use a SALAZAR FAMILY INSIGNIA no sele tor e gire-o. Uma passagem se abrirá. Suba a escada, vire à direita, pegue o di nheiro e vá para o outro lado. Siga até o fim para sair por uma porta e se reen contrar com Leon.

Capítulo 4
Última parte do castelo, muitas formas de fazer dinheiro, muitos inimigos a serem mortos.

Capítulo 4 - 1
Veja a animação e passe pela porta que marcou o fim do capítulo 3-3. Volte por ele até a sala com as mesas, pouco antes do Garrador e os Zealots na jaula. Vire à esquerda para entrar naquele corredor que dava para uma sala que teve o cadeado da porta quebrado. Entre nessa sala, cuide os Novistadores que estarão aí e passe pela porta que tinha o cadeado. Entre à direita e vá em frente até chegar no chafariz. Dê uma ajuda para a Ashley passar pela janela ao lado da porta e destrancá-la. Entre e pegue os tesouros, que incluem 5000 pesetas, uma erva vermelha, um ELEGANT PERFUME BOTTLE e, o principal, uma BROKEN BUTTERFLY(viu porquê que eu disse para não comprá-la?). Volte até onde você começou o ca pítulo atual e entre na porta dupla.

Vire à direita e quebre os vasos. Pegue a munição no lado esquerdo e atraves se a lava em cima daquela coisa. Passe pela porta.

Vá em frente até aparecer a animação. Equipe o Rifle e tente acertar os ini migos em cima dos dragões. Quando você matá-los, verá que baús aparecerão. Con tinue em frente, olhando para o lado nas áreas mais abertas para pegar os tesou ros (5000 pesetas um, ILLUMINADOS PENDANT o outro). Atravesse a grade giratória e vá até o fundo para ver uma segunda animação. Mate o Zealot no dragão (fique atrás da parede e alterne por onde vai atacá-lo para ele ficar visível), pegue o LION ORNAMENT no baú atrás dele e volte até a Ashley (cuide os inimigos no ca minho). Vá à direita para ver um bonde e entre nele. Quebre os vasos, destran que a porta, passe por ela. Você estará onde começou o capítulo 3-1.

Se lembra da parede que subiu? Veja a figura nela. Falta pedaço. Use o LION ORNAMENT, GOAT ORNAMENT e SERPENT ORNAMENT para fazer ela descer. Vá até pouco antes da escada e olhe para a direita. Vá por ali, subindo as escadas para en contrar um quadro (tire ele da parede para achar 5000 pesetas em um buraco) e um vaso contendo uma HAND GRENADE. Volte, suba a pequena escada e passe pela porta. Pegue o bonde, quebre os vasos e saia da sala.

A primeira coisa que eu aconselharia a fazer nessa parte é virar à direita e entrar na porta mais próxima para salvar o jogo e falar com o Mercador (tem um Shooting Range também). Saia e continue à direita (ou reto, se não tiver entra do). Próximo a mesa, pegue a erva amarela, vire à esquerda e abra o balcão para pegar um SPINEL. Pegue o papel no outro lado da mesa e passe pela porta.

Vá reto, pegue a munição, vire para a esquerda, passe pelas estátuas (desvie o ataque de algumas), vire à direita. Antes de entrar, mande a Ashley ficar no corredor. Vá até a mesa no centro e pegue o KING'S GRAIL. Algumas armaduras co meçarão a lhe atacar (como foi quando você pegou o SERPENT ORNAMENT). Atire nos capacetes para revelar as Las Plagas e, ou use uma FLASH GRENADE, ou continue a tirando. Após dois grupos de três Armaduras, a porta será aberta. Volte ao Mercador e vá para a esquerda dessa vez. Entre na porta.

Empurre uma daquelas estátuas para um dos botões e a outra para outro. Bote a Ashley no terceiro e vá em cima do quarto (os botões são a parte do piso com cor diferente). Passe pela porta que se abrirá e veja a animação. Está vendo as luzes vermelhas no teto? São quatro. Atire nelas para fazer o teto parar de descer e passe pela abertura. Vá pelo corredor até uma animação aparecer. Atire rápido nos "motoristas" e saia da frente daí com a Ashley. Nessa sala, quebre os barris e as caixas para itens, abra o balcão próximo á porta para conseguir o ELEGANT CHESSBOARD e abra o baú para pegar o QUEEN'S GRAIL. Quebre o cadeado, sa ia.

Agora, ao invés de ir até o Mercador, vire à esquerda e verá uma passagem. Siga por ali, pegue a FLASH GRENADE na cadeira e mate os Zealots ao fundo. An tes de prosseguir, olhe para o canto superior esquerdo para ver vários pontos brilhantes (acho que não tenho que falar o que fazer com eles, né hehe). No fim do corredor (onde estavam os Zealots), bote o KING'S GRAIL na mão do rei e o QUEEN'S GRAIL na da rainha. A porta será destrancada. Passe por ela.

Antes de mais nada, pegue os itens dentro dos vasos à direita e à esquerda. Seguindo pelo corredor, abra os balcões para pegar dinheiro. Perto da porta, vi re à direita e pule pela janela para pegar uma eva vermelha. Suba a escada do lado de fora e vá até o fim dessa passagem. Pegue um BUTTERFLY LAMP no baú. Vi re para trás ande um pouco e pule para a direita. Siga em frente e veja a anima ção. Mate os vários Novistadores (eles não estão mais invisíveis e tente matá- los no ar para gastar menos munição) e pegue os EYES que eles largarem. Atire no casulo deles algumas vezes para fazê-lo cair e deixar vários EYES (talvez deixe alguns Novistadores também. Junte os EYES no(s) BUTTERFLY LAMP(S) que tiver. Isso era opcional, mas eu estou fazendo este guia de forma que você, além de acabar o jogo, ganhe bastante dinheiro). De um lado dessa passagem tem uma porta, de outro, uma alavanca. Vá para essa última. A ponte não descerá, então atire nas junções dela com a parede e atravesse-a para passar por uma porta. Vi re à esquerda para ver um Mercador e salvar o jogo. Continue pelo corredor e sa ia pela porta, quebre os barris, veja a animação, atravesse a ponte correndo e dobre à esquerda. Suba a escada, mate os Zealots. Cuide os que tocam bolas de fogo no alto do castelo, pois elas tiram muita vida (mate-os com o Rifle...Espe ro que você o tenha). Entre na porta desse andar de cima.

Assim que entrar, olhe para cima e verá uns pedaços de madeira trancando a engrenagem (um bem próximo e o outro um pouco longe). Atire neles e suba a esca da à direita. Vire à direita, vá até o fim, quebre a caixa, pegue o item, vá ao outro lado desse andar para pegar munição e subir a escada próxima ao pilar. As sim que subir, vire 180° e olhe para cima. Atire nesse pau de madeira e siga pe lo andar, subindo alguns degraus, pegando uma erva verde, um papel e ativando u ma alavanca. Veja a animação e começe a descer as escadas. Zealots aparecerão. Seu objetivo é chegar no andar mais inferior (que não é por onde você entrou). Vá matando e andando até chegar no primeiro andar. Veja a animação e espere o Zealot tocar a dinamite antes de andar. Mate os inimigos perto das caixas, pe gue os itens e saia pela porta grande.

Mais inimigos... Pegue os primeiros com o Rifle (não gaste muito porque o pi or ainda não chegou). Aparecerá uma animação e, advinhe, mais Zealots. Mate-os e entre na porta agora acessível. Não se esqueça do GOLD BANGLE no corpo do Zea lot que usava lança-mísseis.

MAIS Zealots estão aí, junto com dois Wolverines (tá, tá, todo mundo faz essa piada). Agora é que a cobra fuma, então tente começar já acertando algum desses sub-chefes (com o Rifle, que é provavelmente a arma mais poderosa que você tem). Use os sinos se necessário, cuide com os Zealots e não se esqueça de pegar as 15000 pesetas que cada um larga. Também pegue uma erva verde próxima a entrada e munição num vaso. Siga pela porta. Pegue os SPINELS dos bustos, suba as escadas e passe por mais uma porta. Veja a animação e cuide a seqüência de A+B ou L+R.

Siga reto e pegue a CROWN com um cadáver. Pegue um VELVET BLUE próximo a um corpo empalado. Pegue a erva amarela e munição próxima ao Mercador. Salve o jo go e suba as escadas.

Prossiga, pegando um VELVET BLUE (no cano que está jorrando água) e uma erva vermelha no caminho (em outro cano há um SPINEL). Passe pela porta.

Passe reto pelos corredores, vá desviando os ataques do Right Hand e entre na sala. Vá em frente e, quando não tiver mais para onde ir, vire à direita. Pu xe a alavanca e tente sair da sala. A porta está trancada e agora o Right Hand está no andar de baixo.

CHEFE: RIGHT HAND
A maioria dos ataques dele é esquivável. Você verá um tubo de nitrogênio nes sa sala e nas outras. O jeito é atirar quando ele estiver congelado. Para is so, espere ele chegar perto e derrube o tubo. Atire com a arma mais forte que tiver. A essas alturas, a porta deve estar destrancada. Vá para as outras sa las e repita o esquema.
NOTA: Matar esse chefe não é obrigatório. Você pode voltar para a primeira en trada do corredor e entrar no elevador.

Se você matou o Right Hand, pegue a CROWN JEWEL. Matando ou não, volte para a primeira entrada do corredor para usar o elevador e acabar essa divisão do ca pítulo.

Capítulo 4 - 2
Vá em frente, pegue a erva verde, desça a escada, quebre os barris, pegue os itens e o papel próximo á porta dupla. Entre no Shooting Range e fale com o Mer cador se quiser. Passe pela porta dupla.

Comece andando, mate os dois Ganados (SIM! ELES VOLTARAM!) e pegue um VELVET BLUE no carrinho de mina. Quebre os barris por itens e siga em frente. Pule a escada e mate os inimigos, puxe a alavanca próxima ao trilho e pegue um VELVET BLUE no carrinho atrás de você. Suba as escadas ao fundo (não a na vertical, as outras) e vá próximo à grade para pegar 5000 pesetas e puxar uma alavanca. Sabe o carrinho que foi chamado quando você acionou a primeira alavanca? Agora você pode pegar o item dele indo próximo de onde ela foi acionada, pelo lado de trás da grade. No caminho, porém, aparecerá um Homem da Serra Elétrica. Mate-o, pe gue as 10000 pesetas que ele deixa e use novamente a primeira alavanca para ter acesso ao carrinho e conseguir a DYNAMITE. Volte mais uma vez para perto da ala vanca e use a DYNAMITE na pedra enorme. Saia de perto e passe pelo caminho libe rado quando ela explodir. Mate os Ganados e passe pela porta. Um chefe lhe aguarda. Na verdade, dois. Ande até a animação aparecer.

CHEFE: EL GIGANTE x 2
Aqui se aplica o que foi usado na batalha contra apenas um deles, mas tem uma ajudinha contra o segundo. Procure por uma plataforma com uma escada. Suba-a, vá para a parte que deixa você usar um deslizador com o A e espere eles esta rem perto. Qaundo estiverem balançando o lugar onde você está, use o desliza dor, aperte A na alavanca e espere um estar em cima do círculo no meio da sa la para apertar A de novo. Ele cairá na lava e morrerá (só não chegue perto dali porque ele vai te puxar). Mate o outro normalmente e pegue as 15000 pese tas. Saia pela porta e volte para pegar as 15000 pesetas do que caiu na lava, assim como qualquer item que tenha deixado ali.

Vá em frente até ouvir o barulho dos Novistadores. Pegue uma erva verde à esquerda e siga pela direita, pegando uma FLASH GRENADE e subindo, até poder virar para a direita mais uma vez e entrar numa caverna. Na parede do fundo dela, ative o botão, veja a animação e prepare-se, pois vários Novistadores lhe ataca rão. Siga em frente ao sair da caverna, pegue a munição, suba, atravesse a pon te e entre na caverna. Ative o outro botão, mate mais Novistadores e vá em direção àquela grade (que tinha uma porta que foi derretida). Passe por ela apertando no seu botão e continue em frente, cuidando com as armadilhas (que aquela pedra cai, estilo Mortal Kombat Mythologies). Quando chegar numa parte que tem 3 dessas bem próximas, use a alavanca para mudar a ordem na qual elas caem. Passe da primeira, espere as duas cairem e passe pela segunda. Continue, pegue o item em cima da sepultura (ROYAL INSIGNIA) e aperte A de novo para subir com ele.

Capítulo 4 - 3
Quebre os barris e pegue o papel perto da casa. Fale com o Mercador (junte a ROYAL INSIGNIA e CROWN JEWEL com a CROWN e venda-as), saia da casa e vá em fren te. Uma hora você verá dois Ganados em meio a destroços. Mate eles, pegue o din heiro em cima do balcão e a munição no barril e siga em frente para ver mais de les em volta de uma fogueira. Mate todos e siga à direita para pular uma janela e entrar na casa mais inteira. Pegue o dinheiro dela e use a manivela pra abrir um buraco no chão. Desça por ele.

Vá em frente, cuide por caixas nos buracos do corredor. Quando chegar na áre a aberta, olhe ali em baixo por uma escada que desce. Vá pela escada da esquer da para chegar nela, matando os Ganados e tirando as armadilhas. Até chegar ali você deve ter ouvido o barulho de serra elétrica. Não se preocupe por enquanto, apenas pegue o STAFF OF ROYALTY dentro da sepultura e siga em direção ao outro lado do labirinto. Quando chegar, verá que tem uma porta. Tem um Homem da Serra Elétrica ali e um no andar de cima. Mate-os, assim como os Ganados que estive rem junto, pegue os itens e, no andar de cima, pegue a erva amarela e a KEY TO THE MINE em cima da mesa. Mais inimigos aparecerão. Suba as escadas que levam a porta de ferro próxima, pegue a erva vermelha e use a KEY TO THE MINE nela. Cui de por uma caixa com dinheiro neste corredor. Abra a porta e vá até o centro da sala para iniciar uma seqüência igual a aquela de quando você estava com a Ash ley, onde o teto começa a cair. Atire nos pontos vermelhos do teto, mate as Pla gas e pegue dinheiro dentro da sepultura. Passe pela porta que se abriu, desça a escada, quebre os barris e passe pela porta no fim.

Vire à direita, quebre os barris, siga em direção ao carrinho, pegue a erva verde, entre nele, vá até o do meio e atire na alavanca. Passe para o da frente e atire nos Ganados que estão nas plataformas para não caírem nos carrinhos. As sim faça durante todo o percurso, cuidando algumas horas que terá de desviar de paus de madeira com L+R ou A+B e uma parte que um Homem da Serra Elétrica pode cair no carrinho, onde você terá que atirar na alavanca mais uma vez para conti nuar. Pule no fim do trilho e se agarre na beira. Abra a porta, pegue o STONE OF SACRIFICE, continue pela passagem aberta e suba a escada.

Vá até a fogueira e verá uma porta que tem um leão nela. Abra-a com a STONE OF SACRIFICE e use o elevador.

Capítulo 4 - 4
Siga em frente, pegue a munição à direita (junto com a Máquina de Escrever), desça as escadas e tente atravessar a ponte. Veja a animação, suba a escada, su ba a escada na vertical, quebre os vasos por itens, mate os Zealots, pule na mão do Salazar quando ela estiver próxima e espere ela subir. Olhe para trás, mate os inimigos, pule e use a alavanca. Parte da ponte será levantada. Pule de volta na mão e pule na plataforma entre as mãos. Use a alavanca para fazer a ou tra mão se mover, pule nela e para o outro lado (andar de baixo). Desça a esca da, mate o Zealot, pegue 5000 pesetas dele e munição do vaso, e use a alavanca próxima para levantar o resto da ponte. A grade que impedia sua saída será aber ta, então mate o inimigo e passe por ela para atravessar a ponte. Enquanto esti ver atravessando, terá que fugir do Salazar usando A para correr, L, R e L+R pa ra desviar das colunas. Atire (ou chute) o cadeado da porta no final para sair e continuar a perseguição do lado de fora. Continue usando o A e prepare-se pa ra pular uma hora. Suba a beira e passe pela porta.

Veja a animação e cuide para não ser acertado por sua faca. Suba as escadas, desvie dos barris e suba pela plataforma de madeira quando puder, usando a esca da vertical no fim. Mate os inimigos, vire à esquerda para subir um pouco e pe gar uma erva verde ou vire à direita para quebrar uns barris e tirar as caixas de cima do elevador que você usará para subir. CUIDE COM UM ZEALOT QUE TOCA DINAMITE, ASSIM COMO QUALQUER UM QUE VENHA ATRÁS DE VOCÊ. Durante a subida, inimi gos irão cair para lhe atrapalhar. Mate-os e saia quando for possível. Vá em frente, quebrando os barris e, quando próximo a um elevador (não o que você u sou a pouco), ande próximo da beirada para ver uma parte onde pode pular e pe gar um GOLD BANGLE de dentro de um baú. Suba e use o elevador. Suba um pequeno lance de escadas, pegue a munição em cima da mesa, fale com o Mercador e salve o jogo porque aí vem chefe. Passe pela porta.

CHEFE: RAMON SALAZAR
Se você tem o Rifle semi-automático, essa batalha não vai ser muito difícil, mas ainda há chances de você morrer algumas vezes. Para acertar o chefe, atire no olho até que o Ramon fique visível. Atire nele. É só isso o que tem que fazer, mas os ataques dele são perigosos. Ele tem quatro ataques: um que ele usa um tentáculo para lhe acertar (desvie com o combo), um que ele bate com a cabeça (parte com o olho) no chão em alguns pontos (desvie ficando entre duas batidas da cabeça), um que ele usa a cabeça para atacar (desvie com o combo) e o outro, o mais perigoso, ele abre a boca e mata na hora se você for pego. Esse ataque é lento, mas o perigo dele é que você pensa que virá um combo pra desviar e fica parado. Também esse ataque pode pegar quando você está recarre gando a arma ou fugindo de outro ataque.

Pegue qualquer item que tenha deixado por aí, as 50000 pesetas do Ramon e sa ia pela porta.

Quebre os barris e desça pela corda. Quebre os dois barris e desça pelo ele vador.

Vá em frente. quebre as caixas e pegue a munição. Fale com o Mercador e continue para acabar o capítulo 4.

Capítulo 5
Último capítulo do jogo, situado numa ilha. Alguns inimigos novos, algumas partes não muito difíceis, divisões de capítulo enormes e uma luta onde só se usa combos.

Capítulo 5 - 1
Vá em frente, ignore a ponte, suba as pedras, quebre as caixas e pegue a EME RALD. Volte, atravesse a ponte, veja a animação e atravesse para o lado com o holofote. Pegue a munição, mate os Soldiers (os Ganados desse capítulo) e cuide quando o J.J. (inimigo com metralhadora giratória) aparecer. Mate ele usando o Rifle ou a Magnum e pegue as 15000 pesetas. Suba a escada na qual apareceu a Ashley sendo levada por um inimigo e verifique o objeto à esquerda da porta. Vá ao lugar que o laser aponta e mexa no refletor de forma que ele aponte para ou tro refletor. Chegue nesse outro e faça-o apontar o raio para a bola ao lado di reito da porta (antes de ir até ela, pegue a munição). Quando passar pelo local aberto, pule a barreira e pegue a munição. Siga em frente, desvie da pedra, que bre os barris para conseguir uma erva verde, continue, mate os inimigos, ignore a escada, vá um pouco para a frente, pegue a munição e suba.

Logo que chegar, vire à direita e pegue uma EMERALD, vá em frente, vire à es querda e mate o Soldier. Vire à direita e pule o buraco. Pule a janela, pegue a munição, vire à direita, à direita de novo e vá até o fim. Você deve estar pró ximo a uma rachadura. Vire 180° e mate os inimigos que chegarem. Continue para direita, direita, esquerda, pegue a erva vermelha, vire 180° e atire no barril explosivo. Passe pela abertura criada pela explosão, suba na pedra e pegue, do baú, o GOLDEN LYNX. Volte até a entrada desta caverna (quando você pulou a jane la) e siga em frente dessa vez. Se esconda atrás das caixas e espere oportunida des para atacar os Soldiers. Entre na caverna mais próxima, suba, atravesse a ponte e pegue a erva verde. Pule e vá até o fim para apertar num botão e abrir a porta. Passe por ela, fale com o Mercador e salve o jogo se quiser. Siga em frente, mate os Soldiers e entre na porta.

Vire à esquerda e pegue os itens nos armários. Continue até chegar em uma porta. Passe-a, vire à esquerda, mate o Soldier, pegue a erva verde e a munição na maleta. Continue, cuide com o inimigo que vai sair do forno grande, ande um pouco mais e pegue a granada das pias com água suja. Vire para a direita e pas se pela porta.

Vire à esquerda e ouvirá a Ashley. Um inimigo de armadura lhe atacará. O jei to é atirar na cabeça e cuidar com o ataque dele, pois ele tira muita vida. Des ça as escadas, mate os inimigos(cuide com um desses de martelo à esquerda) e pegue a RED STONE OF FAITH da mala. Inimigos virão da escada, então mate-os e vá para a sala atrás da mesa neste andar de baixo. Pegue a erva amarela do barril e volte para o andar de cima. Passe pela porta e siga em frente até ver a anima ção. Continue e passe pela outra porta.

Vire assim que possível para achar munição, um Mercador e um Shooting Range. Fale com ele para comprar o TACTICAL VEST (60000, mas diminui em 30% o dano causado pelos inimigos) e siga em frente. Uns Soldiers abrirão um portão, atirarão dinamite e fecharão ele. Pegue uma EMERALD no arquivo e mate-os quando abrirem. Besteiros aparecerão, então mate-os para poder passar pelo portão. Pegue a erva vermela num cantinho com uma alvanca e passe pela porta dupla.

Assim que começar, vire à esquerda, pegue a erva verde e entre na salinha pa ra pegar um BRASS POCKET WATCH e salvar o jogo. Saia dela, suba as escadas, pas se pelo portão à esquerda, pegue o item na caixa vermelha na parede e continue até o fim. Entre na porta dupla.

Passe pela porta, veja a animação e use o painel para iniciar um puzzle.

PUZZLE: FAZER UMA TRILHA COM AS SETAS.
O Objetivo é virar os painéis de forma que uma linha passe da seta piscante de cima para a de baixo. Escolha Blue, Yellow, Green, Green, Red, Red, Red.

Uma porta se abrirá. Passe por ela, pegue o papel em cima da cama e, com o corpo atrás da cortina, a FREEZER CARD KEY. Volte para o início desta sala, ig nore o Regenerator e passe pela porta (se quiser matá-lo e ganhar 5000 pesetas, o faça, mas já vou avisando que vai gastar MUITA munição).

Volte para o portão e passe pelo outro, ignorando o Regenerator no caminho. Assim que passar pelo portão fechado, vire à direita e abra a porta com a FREEZER CARD KEY.

Entre na porta à direita bem próxima da entrada e use a FREEZER CARD KEY na máquina para transformá-la na WASTE DISPOSAL CARD KEY. Use o aparelho próximo para desligar o congelamento e entre na porta ao fundo para girar uma válvula e pegar o INFRARED SCOPE. Veja a animação, junte-o com o Rifle e acerte nos pontos vermelhos(Plagas) dos Regenerators para matá-los. Quando acabar, saia dessa sala (pegue a RIFLE AMMO próxima a saída se estiver mal de munição).

Atravesse e pegue a EMERALD de dentro da maleta. Vire e mate o Regenerator. Passe pela porta atrás dele.

Vá até o fim do corredor e entre na porta. Pegue a HAND GRENADE e use a gar ra para matar alguns inimigos do andar de baixo. Eles irão travá-la, então mate o que sobrar, desça a escada, pegue uma erva verde e uma EMERALD numa lata de lixo. Abra a porta, pegue a munição, suba as escadas, vire à esquerda, pegue a munição, a erva amarela e o que tiver nos armários. Passe pela porta.

Siga em frente, pegue a munição da caixa vermelha da parede, continue, mate os inimigos e passe pela porta.

Desça a escada, passe por uma porta, mate os Soldiers, pegue a munição e a FLASH GRENADE. Desça a escada, vire, pegue a munição debaixo dela e passe pela porta. Suba outra escada, passe pela porta ao fundo, pegue a erva verde, salve o jogo e entre na porta anterior a essa.

Passe a porta e veja a animação. Pegue a RIFLE AMMO e mate a Iron Maiden (Re generator com espinhos). Pegue a STORAGE ROOM CARD KEY do corpo e RIFLE AMMO de dentro da mala. Pule pela janela grande e pegue uma erva vermelha e uma verde de dentro dos vidros. Pegue munição de dentro dos armários. Saia pela porta e entre na logo a frente.

Fale com o Mercador, pegue a erva amarela. Se quiser, suba o elevador para ver uma animação, pegar uma erva verde e munição. Comece a voltar para a cela da Ashley, mas cuide com inimigos que irá encontrar no caminho. Use a STORAGE ROOM CARD KEY para libertar a Ashley e acabar esta divisão de capítulo gigante.

Capítulo 5 - 2
Pegue a munição e o papel. Saia pela porta, mate os inimigos e comece a voltar para onde você usou a garra para matar inimigos.

Após sair pela primeira porta, um Soldier trancará as portas da sala e você terá que matar todos os inimigos e usar o botão do painel para abrí-las. Ao fa zê-lo, mais inimigos aparecerão. Mate-os e se atire no buraco perto das latas de lixo.

Siga em frente, levante a grade com a alavanca, mate a Iron Maiden, pegue as 20000 pesetas que ela deixa. Levante a outra grade e empurre a lata com a Ash ley. Atravesse e mate a Iron Maiden do outro lado. Pegue a erva verde, a muni ção e empurre outra lata. Passe pela porta.

Mate os inimigos e siga em frente, pegue a erva verde e abra o portão. Suba a escada, vire à direita e pule. Veja a animação e corra para a parte envidraça da ao fundo. Mande a Ashley operar a bola e vá matando. Quando a parede for que brada, ignore o resto dos inimigos e passe pela porta onde ela estava.

Vire pro corredor à direita e passe pela porta. Pegue uma INCENDIARY GRENADE dentro da sala, assim como munição no armário. Volte para o corredor principal e use a alavanca. Siga em frente, mate os Regenerators e entre à esquerda. En tre na sala, pegue a munição no armário, a erva verde e aperte o botão. Volte ao corredor principal e siga até a grade meio aberta. Mande a Ashley por baixo dela e pegue a erva amarela após passar por ela. Entre na porta da direita para salvar o jogo, pegar uma erva vermelha no armário e falar com o Mercador. Volte e, para abrir a porta dupla, deixe a Ashley na frente de uma alavanca e se dire cione à outra. Quando a luz chegar na bola, aperte A. Passe pela porta.

Quebre as caixas por itens e suba no caminhão. A Ashley vai dirigi-lo. Mate os Soldiers que se aproximarem. Lá pelas tantas você ouvirá o som de uma buzina e verá um caminhão chegando. Atire nele até pegar fogo. Pouco depois ele vai ir atrás de você de novo. Atire nele. Você chegará perto de um elevador e a alavan ca será baixada. Desça do seu caminhão e suba a escada. Mate o Soldier e cuide por um atacando a Ashley. Ative a alavanca e volte. Continue não deixando os i nimigos subirem no caminhão. Quando ouvir o barulho de buzina, vire para a fren te. Atire no veículo que está vindo.

Pegue a munição e passe pela porta. Abra o balcãozinho e pegue 5000 pesetas. Pegue munição na cadeira e a GREEN STONE OF JUDGEMENT na mala. Fale com o Merca dor (espero que não tenha vendido o GOLDEN LYNX, uma vez que essas duas pedras mais uma aumentam muito o valor dele), salve o jogo, pegue as pesetas próximas a porta e passe por ela.

Veja a animação que finaliza esta divisão de capítulo.

Capítulo 5 - 3
Pegue 5000 pesetas no lado esquerdo da escada, um papel no altar e passe pe la porta. Veja a animação (uma coisa legal que eu notei foi o detalhamento. Qu ando eu subi naquela torre onde o Krauser fala com a Ada, eu quebrei uma janela e ela estava quebrada na animação) e siga em frente. Vá até o fundo e pegue o i tem. Volte um pouco, desça as escadas, pegue a erva verde e abra a porta. Mate os Soldiers, continue, tomando cuidado com o besteiro e suba a escada. Pegue os itens da salinha (há dinheiro dentro do armário), cuide que vem mais inimigos e passe pela porta aos pés da escada ao dar conta deles. Passe a porta, pegue o item ao fundo e suba no elevador. Vá em frente até u ma animação aparecer e uma batalha começar.

CHEFE: KRAUSER (1a VEZ)
Esta batalha é formada apenas por combos, sendo a maioria deles L+R. A única dificuldade dela é que o tempo para executá-los é mais curto que o normal, fo ra isso, nada de demais. Cuide que na última parte você terá que ficar aper tando A depois B (ou contrário) ao invés do combo de desviar.

Desça a escada e siga em direção à porta.

Passe pela porta dupla e agora vem uma cena que lembra MUITO o filme infâme de RE. Passe quando os lasers estiverem longe (alá Missão Impossível). A primeira vez é fácil, a segunda nem tanto. A terceira tem que ser desviada com combo. A quarta, com dois combos. Vá até a porta e aperte o botão. Vire para trás e vá para frente um pouco para desviar desses lasers. A animação do desvio é diferen te. Se você estiver muito perto da porta, o Leon vai andar na parede e passar deles por cima. Se estiver longe, ele vai voltar com cambalhotas. Continue, che gue na frente da cadeira, vire para trás e atire no ponto brilhante para conse guir um ELEGANT HEADDRESS. Pegue a EMERALD em cima da cadeira e sente nela se quiser (todo mundo faz isso). Passe pela porta e use o elevador.

Desça a escada e, assim que acabar, vire para trás e vá em direção ao lado dela. Embaixo há uma erva verde e uma EMERALD. Pegue-os e siga em frente. Ao chegar no Mercador, pegue o papel nas caixas ao lado dele e passe pela porta de metal (a pequena, entre ele e a Máquina de Escrever) para pegar uma erva verme lha e munição. Salve o jogo e passe pela porta grande.

Vá e pegue a erva amarela dentro da área gradeada. Passe pela ponte, pegue a munição, veja a animação e siga subindo até ver outra animação. Mais uma bata lha contra chefe.

CHEFE: IT
Esta batalha é dividida em duas partes: dentro do container e fora.
DENTRO: O It é invencível, então use a munição para ele não lhe atacar. A par tir de onde você começa, siga o caminho para destruir as lâmpadas e usar os botões: Em frente, direita, direita, destrua a lâmpada e use o botão. Vire-se e vá para a esquerda, pegue o item, esquerda, esquerda, destrua a lâmpada, es querda, vá até o fundo, esquerda, use o botão e passe pelo portão vermelho lo go atrás de você. No segundo container, vá para: frente, veja a animação, vire para trás, des trua a lâmpada, esquerda, aperte o botão, volte até o início, vire à esquerda e aperte noutro botão para sair pelo portão. No terceiro container, aperte no botão logo à frente, veja a animação, despa che o It e pasee por uma caixa aberta logo atrás de onde ele estava. Atraves se toda a parte do portão e vire no final. Atire na lâmpada e volte para onde você lutou com o It. Ao sair da caixa, ao invés de ir para a esquerda, vá pa ra a direita, direita e aperte no botão. Saia pelo portão e pule no cabo. Ao chegar em terra firme e passar pelo portão aberto, a segunda parte da luta co meça.
FORA (segunda parte): Use os barris explosivos como ajuda e cuide que os ata ques dele tiram bastante vida. Cuide com o ataque que você tem que se soltar com a alavanca, pois, se não se soltar, é Game Over. Cuida quando ele for pra baixo da terra, use o combo de desviar.

Pegue os itens deixados ali e 50000 pesetas do corpo do It. Passe pelo por tão aberto e entre na porta à direita. Siga até o fundo e use o teleférico para chegar no lado do abismo de antes da luta contra o It. Pegue a erva verde e vol te para o outro lado. Suba a escada.

Suba a escada, pegue a munição de perto da mesa e um item de dentro do bal cão. Saia pela porta, quebre o barril, pegue o item e vá perto da escada. Des trua os barris explosivos e mate os Soldiers daí de cima. Desça, destrua os bar ris normais, pegue os itens, siga pela direita para pegar uma erva amarela. Vol te, entre na cabana central, pegue os itens das caixas e desça a escada. Atire no ponto brilhante (EMERALD) logo à sua frente, acima, e vá um pouco para fren te. Entre à direita e pegue a BLUE STONE OF TREASON (se tiver pego as 3 STONES, o que você fez se seguiu o guia direitinho, junte-as ao GOLDEN LYNX e venda por bastante) (cuidado que é fácil de perder essa salinha de vista). Continue pelo corredor, entre à esquerda quando puder para pegar 5000 pesetas, continue, fale com o Mercador (venda o GOLDEN LYNX com as STONES nele), pegue o papel, entre no Shooting Range se quiser, salve o jogo e suba a escada. Passe pela porta.

Pule e siga em frente até ver uma animação que marca o início da segunda lu ta contra o Krauser.
CHEFE: KRAUSER (2a VEZ)
Como a luta do It, ela tem duas partes: uma de fugir e uma de matar.
PRIMEIRA PARTE: Para começar, não fique atrás do murinho esperando evitar os tiros. Ele vai quebrar rapidinho. Comece passando pela porta à direita, cuidando quando Krau ser vem atacar, porque mesmo a facada dele tira muita vida. Chute a grade pa ra abri-la, vá até o fim, desça as escadas, vire à direita, continue, passe pela casa, desça as escadas, dobre, pegue a erva próxima aos destroços, suba, pegue a PIECE OF THE HOLY BEAST, PANTHER (na animação), a erva vermelha e ati re no Krauser até ele sumir. Uma dica para não ser acertado pelo golpe de fa ca (o comum, os outros são desviados usando combo) é dar uns passos para trás no momento que ele começar o ataque. Pegue a estátua que apareceu e coloque-a em cima do botão no chão. Use a alavanca que ficou disponível e passe pela grade. Volte até a casa e, ao invés de passar pela ponte, vire à direita e u se a alavanca (cuide que é provável que o Krauser apareça). Pule, pegue os i tens e destrua os robôs. Vá até o fundo, de novo e siga em frente. Fale com o Krauser e entre na salinha com a escada. Pegue a erva amarela e a grade vai fechar. Suba as escadas, vire à esquerda, pegue os itens, recarregue a muni ção e recupere vida. Volte até a escada, mas vá reto a partir dela dessa vez. Pegue o PIECE OF THE HOLY BEAST, EAGLE.
SEGUNDA PARTE: Hora do confronto até a morte com o Krauser. Tem uma bomba de tempo, com o ti mer em 3 minutos. Se explodir, Game Over. Não fique muito perto dele e você se dará bem, já que quase tudo que é ataque dele é desviável. Atire nos pés para fazê-lo se ajoelhar. Nesse momento, use a melhor arma que tiver para des cer o pau. Quando matá-lo, pegue a PIECE OF THE HOLY BEAST, SERPENT no corpo e prepare-se para correr, pois o timer não parou. Desça a escada, vire 180°, saia pela ABERTURA à direita, pule, vá em frente, vire à direita e use as PIE CES na parede com as aberturas. P.S: Se, ao matar o Krauser, você tiver menos de 20 segundos sobrando, provavelmente não vai chegar em tempo de abrir a porta.

Passe pela porta para acabar esta divisão de capítulo enorme.

Capítulo 5 - 4
Vá em frente até ouvir a conversa com o Saddler. Ande um pouco mais para ver outra animação. Vá em frente e entre na primeira cabana para se proteger dos ti ros de minigun. Quando puder, ande um pouco mais (se mantenha à esquerda) e fi que atrás das pedras com os barris. Continue e pule dentro do lugar que está em baixo do atirador. Pegue a granada, pule pro outro lado, siga à esquerda e que bre o cadeado. Passe correndo para o buraco em baixo da ponte para não ser acer tado. Vire à direita, suba a escada, entre na construção, pegue os itens e aper te no botão com a luz vermelha. A porta se abrirá. Passe correndo pela primeira escada (uma animação mostrará um J.J. atirando) e vá para o fundo ao invés de subir a segunda. Mate os inimigos que estão chegando e suba a escada quando for possível. Use o cabo para atravessar para perto do J.J. e desça a Shotgun nele. Pegue as 15000 pesetas, a granada, pule, use a alavanca, pule e passe pelo por tão aberto. Logo que começar o tiroteio dirija-se a uma caverna à esquerda. Su ba a escada. Muito cuidado com as metralhadoras giratórias agora. Saia daí quan do der e passe para o outro lado. Tente entrar num beco atrás de uma construção para pegar um item e se recuperar (essa construção está exatamente atrás de um atirador. Mate-o quando puder). Siga em frente, chute a grade e use a alavanca. Volte para onde começou esta seção e, ao sair da caverna, vire à direita. Vá a té uma escada, perto de um buraco em baixo de um atirador. Suba-a, mate o Soldi er e vá até o final dessa plataforma para ativar a outra alavanca. Ao passar pa ra o portão, agora aberto, mate um terceiro atirador.

Suba as escadas, veja a animação. Vá para a esquerda, pegando os itens (tem um FIRST AID SPRAY num corredorzinho, onde o Saddler estava em cima) e vá até a porta no final.

Vá em frente, pule, vire para trás e pegue o PEARL PENDANT. Vire de novo, si ga em frente, veja a animação, pegue a munição, passe pela porta, siga à direi ta e passe pela outra porta.

Salve o jogo na mesa com a Máquina de Escrever, pegue munição na gaveta e procure por itens nas celas (à direita da mesa, ou frente, se considerar que é do lado oposto à porta de entrada, há uma sala com uma erva amarela. Cuide com o Regenerator. No fim do corredor das celas há uma erva vermelha e uma escada. Vá para o lado dela para subí-la e passe pela porta.

Desça a escada e vire 180° para pegar uma erva verde e um item. Continue em frente e verá outra escada. Suba-a, mate os Soldiers, siga reto, pule a barrei ra, quebre os barris por itens, suba a escada, mate os Soldiers (uma animação aparecerá mostrando um J.J.) e use o painel com a luz verde. Ela ficará verme lha e mais inimigos virão. Siga pela passarela e vá matando os inimigos que um deles irá soltar o EMERGENCY LOCK CARD KEY. Quando estava se escondendo dos Sol diers, você deve ter entrado em uma sala com outro painel e com um armário con tendo alguns itens (se não, ela fica no fim da passarela, antes da escada para o terceiro andar). Suba a escada próxima, pegue os itens na sala e vá para a sa la ao fundo. Quebre os barris, pegue 5000 pesetas da maleta e use o cartão no leitor. Volte para as duas salas com painéis e use-os. Desça a escada que você usou para chegar no primeiro painel e siga em linha reta até o fundo (equivalen te às passarelas). Desça a escada, passe pela porta, abra o armário de ferro, pegue munição, vire-se, mate os Soldiers e passe pelo portão à esquerda.

Veja a animação, passe pela porta dupla, pegue os itens e o papel próximo ao Mercador, fale com ele se quiser e vá para a esquerda. Passe pela porta.

Desça as escadas, vire à direita, mate os inimigos, vire para a esquerda (di reita, se quiser, para chegar na sala onde você encontrou Saddler, pegar uma er va vermelha e munição) e abra a porta. Veja a animação que encerra o capítulo.

Último Capítulo
O último capítulo de verdade já acabou. Este é só a batalha contra Saddler, que marca o fim deste ótimo jogo.
Vá para a esquerda, suba as escadas, pegue a erva amarela, munição e um pa pel no final. Passe pela porta dupla.
Quebre as caixas, pegue a erva verde, salve o jogo fale com o Mercador e só aí você desce a escada. Ao descê-la, verá uma animação. É o início do fim!

CHEFE: LORD SADDLER Todos os ataques dele tiram muita vida. Algumas vezes ele pode lançar um pi lar que é esquivável. Para matá-lo, você deve acertar o olho da boca dele (a parecerá o comando para botar a faca, como com o El Gigante) em torno de 8 ve zes. Atire nos olhos das pernas e você está livre de quatro. Outras duas são conseguidas usando alavancas, uma no lado contrário ao elevador e outra atra vessando a ponte. Outra forma de expor o olho é usando os barris explosivos. Também é possível expor o olho dele usando HAND GRENADES, uma forma bem fácil de expor, por sinal. Quando tiver feito o suficiente, Ada lançará o ROCKET LAUNCHER (SPECIAL) perto de onde estava a segunda alavanca (a que tem que atra vessar a ponte). Atire no Saddler para acabar com ele. Se errar, a luta vai demorar MUITO MAIS para acabar.

Veja a animação, pegue as 100000 pesetas do corpo do Saddler e vá em direção ao elevador. Tente cortar animações desnecessárias, pois o tempo passa enquanto elas estão rodando. Vá no único caminho que o jogo deixa seguir e use a JET-SKI KEY no Jet-ski para fugir da ilha. Preocupe-se apenas em desviar dos obstáculos e você acabará o jogo. =)

1 comentários:

Josi disse...

Suas dicas me ajudaram muito a passar nas fases do Jogo! Gostei muito! Muito Obrigada Valeu mesmooo!!

Postar um comentário