quarta-feira, 21 de julho de 2010

[Detonado - Ps2] Beyond: Good and Evil



PRINCIPAIS FUNÇÕES DO CONTROLO ANALÓGICO (DUALSHOCK 2)
------------------------------------------------------

Manípulo analógico esquerdo - para movimentar a Jade ou o seu veículo em
qualquer direcção.
Manípulo analógico direito - para direccionar a câmera, fazer zoom in ou out.
Pressiona o manípulo analógico direito para posicionares a câmera atrás da Jade.
Botão R1 - modo de 1ª pessoa, mudar para o Modo de Câmera.
Botão R2 - corrida ou Modo de Aceleração.
Botão START - para acessar o menu do jogo ou pausar o jogo.
Botão SELECT - para acessar o menu para objectivos, e-mails, cartões ou
detectores.
Botão X - para validar uma opção, acções contextuais, Super Attack, tirar uma
foto, disparar, fazer lock on num alvo.
Botão () - para usar um objecto seleccionado.
Botão [] - para rolar ou esquivar com a Jade ou saltar com o hovercraft.
Botão /\ - para voltar à página anterior, para pedir aos
companheiros uma acção.
Botão L1 - agachar/modo stealth.
Botões direccionais - para seleccionar objectos no inventário ou um
companheiro.


CONTROLANDO JADE
----------------

Para movimentar a Jade, aponta o manípulo analógico esquerdo na direcção
escolhida.
Para correr, carrega no R2 ao mesmo tempo.
Para te moveres silenciosamente, aponta o manípulo analógico esquerdo na
direcção escolhida enquanto carregas no botão L1. Neste modo, a Jade ficará
agachada e fará menos barulho enquanto se move.
Para saltar. A maior parte das vezes a Jade saltará sobre precipícios e outros
obstáculos automaticamente. Em alguns casos terás de a dirigir e carregar no
botão X.
Para rolar, carrega no botão []. Rolando podes evitar ataques de certos
inimigos.
Para te encostares a uma parede e movimentares-te ao longo dela, aproxima-te
da parede e a Jade encostar-se-á automaticamente sempre que possível. Depois
usa o manípulo analógico esquerdo para ires para a direcção desejada.
Para te segurares e subires escadas ou paredes verticais, vai até lá com
o manípulo analógico esquerdo e a Jade saltará e segurar-se-á automaticamente.
Podes então subir empurrando o manípulo analógico esquerdo para cima, ou descer
empurrando-o para baixo.
Para empurrar um objecto pesado, posiciona-te contra o objecto e movimenta a
Jade na direcção desejada, usando o manípulo analógico esquerdo. Em alguns casos
os objectos para empurrar são muito pesados e a Jade terá de pedir ajuda aos
seus companheiros.
Para esmagar ou forçar uma porta ou grade com o pé, movimenta a Jade até à
abertura com o manípulo analógico esquerdo e pressiona o botão X.
Para tirar uma foto, pressiona o botão R1 para mudares para o modo da atirar,
usa o manípulo analógico direito simultaneamente para fazeres zoom e focares
e - quando estiveres contente com a foto - pressiona no botão X para a tirares.
Para direccionar a Jade enquanto luta, vê a secção COMBATE E ATAQUES ESPECIAIS.
CONTROLANDO OS COMPANHEIROS
---------------------------

Jade está quase sempre acompanhada por um ou dois companheiros que a ajudam
na sua aventura em busca da verdade. Eles tentam ajudá-la com o máximo das suas
habilidades, seguindo-a e actuando por eles próprios sempre que possível, mas
às vezes tens de lhes pedir para fazerem uma acção específica, tal como um poder
particular ou usar um objecto que está em sua posse.
Para pedir a um companheiro para fazer uma acção específica, pressiona o botão
/\. Quando vários companheiros estão com ela, escolhe um deles com os botões
direccionais cima e baixo.

CONTROLANDO VEÍCULOS
--------------------

Em geral, os veículos são controlados da mesma forma que Jade: é ela que está
no comando. No percurso da aventura, vários acessórios aparecerão para melhorar
as suas abilidades.
Para guiar um veículo, põe o manípulo analógico esquerdo na direcção desejada.
Para acelerar, pressiona o botão R2 ao mesmo tempo.
Para mudar para a visão interior, pressiona o botão /\. Isto também
ajuda a encontrares o teu caminho por Hillys mais facilmente.
Para atracar o hovercraft, pressiona o botão X.
Para disparar pressiona o botão X. Quando tiveres instalado o canhão
neutralizador, serás também capaz de atingir um número maior de
alvos fazendo LOCK on neles.
Para isto, vai até um alvo e fica com o botão X premido durante uns segundos
até a mira aparecer, e depois larga.
Para saltar sobre um obstáculo ou chegar a caminhos íngremes, pressiona o
botão [].
Para tirar uma foto do veículo, as instruções são as mesmas.
Para soltares o hovercraft da nave quando estás na água, pressiona no botão [].
Para reconectar o hovercraft à nave, posiciona-te debaixo da nave que está à
espera no piloto automático e pressiona no botão [].

CONTROLANDO A CÂMERA
--------------------

Por default, a câmera segue a Jade ou os seus veículos e posiciona-se
automaticamente para proporcionar uma óptima vista da situação. Podes também
usar o manípulo analógico direito para voltar a câmera: isto é muito prático
em certas sequências do jogo para antecipar perigos ou inimigos.
Para mudar para o modo LOCK, usa o botão R1 e continua a pressionar. Podes
voltar a câmera usando o manípulo analógico esquerdo simultaneamente. Quando a
Jade tem a sua câmera, o modo Lock também se torna o modo MIRAR, deixando-te
fazer zoom ou disparar um projéctil.
Em alguns casos, podes precisar de reposicionar a câmera rapidamente atrás
de Jade. Para isso, pressiona o manípulo analógico direito.

COMBATE E ATAQUES ESPECIAIS
---------------------------

Jade luta contra os seus inimigos e as criaturas que habitam o planeta Hillys
usando o seu pau, a Dai-Jo. A Dai-Jo também serve de concentração para
exteriorizar o poder que dorme nela e gerar o Super Attack.

LUTANDO COM O PAU
-----------------

Para atingir com a Dai-Jo, usa o botão X. Quando lutando com vários inimigos
simultaneamente, podes usar o manípulo analógico esquerdo para direccionar e
distribuir os golpes. A diversidade de golpes dados é determinada
automaticamente, dependendo na direcção tomada.
Dependendo da frequência em que usas o botão X, a Jade pode mudar para um
ataque furacão que é mais rápido e poderoso.

SUPER ATTACK
------------

Quando a Jade não se está a mexer, ela pode concentrar-se e libertar uma
descarga de energia que afecta todos os inimigos na zona. Para começar o
Supper Attack, usa o botão X e pressiona-o por alguns momentos, depois
solta-o quando a energia da Dai-Jo se tiver acumulado.

LUTANDO COM COMPANHEIROS
------------------------

Os companheiros entram na luta por vontade prória, sempre que possível, mas
cada um tem um modo de atacar particular e espera pelas tuas ordens antes de
o usar.
Em alguns casos, é vital que Jade e os seus companheiros colaborem bem se
querem ganhar a batalha. Para pedir a um companheiro para usar o seu Special
Attack, usa o botão /\.

OS ECRÃS DE JOGO
----------------

ECRÃ PRINCIPAL
--------------

A partir dete ecrã podes acessar o menu do inventário, os principais
acessórios de Jade, veículos, assim como o e-mail, objectivos/cartões
e o menu de carregar/opções.
Move o cursor em espiral usando o manípulo analógico esquerdo e confirmando a
escolha seleccionando o botão X. Carrega no botão /\ para voltares ao jogo.

SACO
----

O saco contém todos os objectos encontrados por Jade. Move o cursor em espiral
usano o manípulo analógico esquerdo e confirma usando o botão X para abrir
o saco. Pequenas setas a cada fim deixam-te rodar por diferentes páginas de
objectos.
Podes também dar um objecto a um companheiro, ou vice-versa, seleccionando-o
e deixando-o no ícone de personagem da tua escolha. Carrega no botão X para
informação sobre um objecto. Usa o notão /\ para voltares à página anterior.

ECRÃS DE REPORTAR
-----------------

Para consultar o progresso das tuas reportagens, selecciona o ícone da Câmera
e valida com o botão X. Vais então acessar os diferentes ícones correspondentes
ao teu álbum de fotos e às tuas diferentes reportagens, estando elas terminadas
ou ainda em progresso.

OS OBJECTOS E ACESSÓRIOS PRINCIPAIS
-----------------------------------

CÂMERA - Isto é mais do que um acessório. Isto é a
principal ferramenta de troca da Jade. Pode
armazenar e transmitir fotos e reportagens,
receber informação e e-mails, e é uma base de
dados que providencia informações sobre objectos
ou criaturas que estão na tua vista. Podes também
scanear mapas e vê-los para ajudar-te a encontrar
o teu caminho.

PÉROLAS - Pérolas são objectos de grande valor, usadas como
------- moeda não-oficial por um bom número de Hillyans.
De facto, alguns donos de lojas apenas aceitam
este meio de pagamento. Jade deve acumular o
máximo de pérolas possível para comprar o
equipamento que ela necessita para a sua missão.

CARTÃO DE CRÉDITO - Este cartão automaticamente acumula todas as
----------------- Materia units ganhas ou encontradas por Jade.
Será sempre apresentado quando queres fazer uma
compra.

STARKOS - Starkos são como rolos de pão sintéticos, e dão
------- bastante energia. Eles restauram um coração de
energia. Jade pode dar Starkos directamente aos
seus companheiros no jogo. Para isso,
selecciona os Starkos com os botões
direccionais, aproxima-te do teu companheiro
e pressiona "dar" com o botão ().

K-BUPS - K-Bups é um alimento que dá bastante energia.
------ Consumir 1 K-Bup restaura toda a tua energia.
Tal como nos Starkos, podes transferir os K-Bups
directamente do teu inventório para o inventório
de um companheiro aproximando-te do companheiro e
usando no botão ().

PA-1s - PA-1s são aceleradores fisiológicos que aumentam
----- a tua resistência física. Cada PA-1 que possuis
aumenta a vida de Jade ou dos seus companheiros
em um coração. É possível possuir vários PA-1s.

MECA-IMPULSER - São versões mecânicas dos PA-1s que aumentam a
------------- resistência e armadura dos veículos.

LUVA DE GYRODISCOS - A luva gera/projecta pequenos discos de energia
------------------ que podem activar mecanismos à distancia e podem
até afectar pequenos animais. A quantidade de
usos em que se pode usar esta luva é apenas
limitada pela imaginação do jogador. Para a usar,
usa o botão R1 para mudar para o modo de
Câmera/Mira, usa a mira para focar no teu objecto
e prime o botão () para disparar.

CHAVES - As chaves são passes magnéticos codificados
------ usados pelo exército Hillyan. Há vários tipos,
cada um específico para um tipo particular de
cadeado. Jade precisa de ter várias destas
chaves para conseguir infiltrar certos sítios
secretos.

BILHETES - Estas pequenos cartões são geralmente usados
-------- como memorandos para códigos e outras coisas.

DETECTOR DE ANIMAIS - Este detector de grande distância, ligado com a
------------------- tua base de dados, é muito útil. Ele detecta e
analisa a presença de animais ou criaturas numa
zona e mostra-te onde eles estão no mapa.

MDISK - MDisks são discos de memória usados em Hillys
----- para se guardar informações, e-mails e outras
mensagens, base de dados ou simplesmente como o
jornal diário.

DETECTOR DE PÉROLAS - Este scanner de ondas de grande distância analisa
------------------- as ondas sonoras emitidas pelas pérolas e
mostra-te onde elas estão no mapa.

FORTALECEDOR DE SUPER ATTACK - Este acumulador deixa a Jade aumentar o poder
---------------------------- dentro dela. Quando ela o possui, o Super
Attack dela é mais poderoso e gera uma rajada de
descargas de energia.

BOOST - Estas cápsulas de super-gasolina faz os teus
----- veículos acelerarem de repente por alguns
segundos, multiplicando a sua velocidade
por 3.

P-O-Ds - Estes pequenos zangões são muito úteis e
------ deixam-te reparar os teus veículos danificados.


---------------------------------------------------------------------------
\ 6. FAQ [FAQ6]/
+_______________________________________________________________________+

Nada até agora. Se tens dúvidas, contacta-me.

7. Walkthrough [WAL7]/
+________________________________________________________________________+

Bem, vamos ao que interessa: O DETONADO. Vou traduzir as conversas que vais
tendo com as pessoas de Hillys, por isso há SPOILERS! Talvez quando tiver
paciência traduza o jogo todo, mas por enquanto vou traduzir apenas as
conversas. Bem, que comece o jogo!

CENA

Começas o jogo logo com uma batalha. Ataca as criaturas e à medida que as
vences, as crianças são libertadas. Continua até o jogo começar a abrandar.
Não te preocupes, e continua até todas as criaturas morrerem.

CENA

Agora, o teu primeiro Boss.

.--------------------------------------------------------------------------.
| NOME: DomZ Lighthouse Monster |
| RECOMPENSA: Pérola #1 |
| DIFICULDADE: Fácil |
| ESTRATÉGIA: Primeiro, usa um Super Attack para te libertares (pressiona |
| o botão X) e começa a lutar. Atinge o monstro no olho e quando ele usar |
| aqueles ossos (?) para se proteger, usa outro Super Attack. Não te |
| preocupes com as outras criaturas, porque o Pey'j trata delas. Depois de |
| algum tempo, o Boss cairá. Quando isso acontecer, apanha a pérola. |
.--------------------------------------------------------------------------.

CENA

Apanhaste a pérola #1 (DomZ Lighthouse Monster).

CENA

Podes falar com o Alpha Section Troop.

.--------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Obrigada pela ajuda. |
| ALPHA SECTION TROOP: Não precisa agradecer, menina. |
| É dever dos Alpha Sections proteger todos os |
| cidadãos de Hillys. |
.--------------------------------------------------------------------------.

Também podes falar com o Pey'j.

.--------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Obrigada outra vez por me teres dado uma "mãozinha". |
| PEY'J: Para dizer a verdade, estou um pouco preocupado, Jade... |
| Os DomZ estão a atingir-nos cada vez mais perto e cada vez mais |
| fortemente... |
+--------------------------------------------------------------------------+
| - JADE: Depois de ti. |
| PEY'J: Senhoras primeiro... |
| Pessoalmente, não aguento eses novos elevadores. |
.--------------------------------------------------------------------------.

Vai para o elevador, para voltares à superfície.

CENA

Agora sim, com um novo trabalho, podemos começar a fazer dinheiro.
Apanha a câmera (aperta X).

.--------------------------------------------------------------------------.
| Prime o R1 para tirares a tua câmera. |
| Manípulo analógico esquerdo para movimentares na direcção desejada, |
| manípulo analógico direito para fazer zoom. |
| Prime o X para tirares a foto. |
| Para veres as fotos: |
| - Prime o X para seleccionares a câmera no teu inventário. |
| - Manípulo analógico esquerdo + X: acessar fotos. |
| Função de scan 2D/3D: |
| - Tira fotos de mapas em 2D. |
| Elas serão analisadas e convertidas a 3D. |
.--------------------------------------------------------------------------.

Carrega no R1 e tira uma foto à joaninha (Adalia Octopunctata) e envia a foto
para o Centro de Ciência. Lá precisam de fotos de todos os animais que habitam
Hillys, e tu foste o escolhido para esta tarefa, fotografá-los a todos. Com esta
foto ganhas 150 units. Vai para a direita e tira uma foto ao rapaz que está
sentado (Homo Sapiens). Com esta, ganhas mais 200 units, o suficiente para
voltares a ter energia.

CENA

Vai para a cozinha e apanha o Starkos que está na bancada.

.--------------------------------------------------------------------------.
| Restaura a vida por um coração: |
| - Prime as setas para seleccionares os Starkos. |
| - Prime o botão () para comer. |
.--------------------------------------------------------------------------.

Tens mais 3 na geleira e um no forno.

Sobe e fotografa o cão (Canis Canis + 100 Units). Entra no quarto e fotografa
a cabra (Capra Sapiens + 350 Units). No quarto da esquerda encontrarás mais um
Starkos. Abre a porta do meio e apanha o PA1.

.-------------------------------------------------------------------------.
| A tua vida é aumentada permanentemente em um coração. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Chega ao pé do cão e tenta tirar-lhe o que ele tem na boca.

CENA

Agora tens uma espécie de mini-jogo. Vai lá para fora e corre atrás do cão.
Para correres mais depressa carrega no R2 e quando estiveres perto carrega no
botão [].

CENA

Agora podes apanhar a Box of K-Bups.

.-------------------------------------------------------------------------.
| Restaura toda a tua energia: |
| Botões direccionais para seleccionar. |
| Botão () para comer. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Fotografa aquele animal laranja (não te podes aproximar muito ou ele foge)
(Priodontes Campestris + 150 units). Vai até aquela grande árvore em baixo
e fotografa as gaivotas (Laurus Albus + 400 Units). Volta a subir e segue aquela
missão.

CENA

Fala com o Pey'j.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: O leitor funciona? |
| PEY'J: AARRGG... Tem sido uma tortura, mas penso que deve funcionar. |
| PEY'J: Tenta ver o teu Mdisk e diz-me se a imagem está boa. |
+-------------------------------------------------------------------------+
| - JADE: Ainda bem que os Alpha Sections apareceram. |
| PEY'J: Não tenho muita certeza quanto a estes tipos. |
| PEY'J: Sempre no sítio certo, há hora certa, apenas por coincidência. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Apanha o Mdisk e põe-no no leitor.

"Olá, senhora.
Eu fui contratado pelo Mr. De Castellac.
Esta guerra é uma catástrofe para todos nós.
O Mr. De Castellac gostaria de lhe confiar uma missão muito delicada.
Se aceitar, por favor dirija-se o mais cedo possível à velha mina na Black
Isle, situada no outro lado da cidade.
Tendo completamente compreendido os enormes riscos envolvidos, o Mr. De
Castellac tenciona recompensá-la generosamente.
Vejo-a em breve"

CENA

Podes gravar o jogo no leitor, usando o Mdisk verde. Podes fazer esta operação
em qualquer leitor.

Volta para o Hangar e verás que recebeste uma nova missão. Prime o select para
veres o mapa e a missão. Agora desce e apanha os dois Boosts.

.-------------------------------------------------------------------------.
| As cápsulas Booster triplicam a velocidade máxima do teu hovercraft |
| (por um tempo limitado). |
| - Selecciona com os botões direccionais, e prime o botão () para usar. |
.-------------------------------------------------------------------------.

E os dois P-O-Ds.

.-------------------------------------------------------------------------.
| Restaura a vida do teu veículo por um wrench. |
| - Prime os botões direccionais para seleccionar. |
| - Prime o botão () para usar. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Podes falar com o Pey'j.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Estás a carregar o hovercraft? |
| PEY'J: AARRRGG... As baterias estão mortas... |
| PEY'J: E este estúpido gerador é chumbo. |
| PEY'J: Podes começar por empurrar o aparelho generador. |
| Eu vou e ajudo-te. |
+-------------------------------------------------------------------------+
| - JADE: Este Mr. De Castellac veio mesmo na hora H. |
| PEY'J: ... sim, sim... |
| Isso é verdade... |
.-------------------------------------------------------------------------.

Agora empurra aquele gerador. O Pey'j vem ajudar-te.

CENA

Antes de entrares fotografa o peixe que está na água (Dipneustes Trilineatus +
400 Units). Muito bem, entra no hovercraft e sai do farol. Vês à esquerda aquela
casa? É a Mammago Garage. Vai para lá, mas a meio do caminho...

CENA

Agora deixa-te levar...
Quando chegares, podes falar com o Isaam.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Olá, Isaam. |
| ISAAM: Yo, Jade. Bom ver-te outra vez. |
| Estava a começar a ficar preocupado. |
| ISAAM: Aqueles meteoros DomZ também caíram perto da tua casa na noite |
| passada? |
| ISAAM: Foste capaz de conseguir segurança, espero. |
| ISAAM: E todos os pequenos, estão bem? |
| E a nova? Como está ela a integrar-se? |
| JADE: As coisas ficaram um pouco fora de controlo, mas tudo acabou |
| bem. Obrigada Isaam. |
+-------------------------------------------------------------------------+
| - JADE: Já agora, obrigada por mandares o pronto-socorro para nós. |
| ISAAM: Não é nenhum problema Jade. |
| É apenas certo ajudar os nossos vizinhos quando eles precisam. |
+-------------------------------------------------------------------------+
| - JADE: Um dos meteoros DomZ também caiu aqui? |
| ISAAM: Eu nem sequer quero falar sobre isso... |
| Quase todo o stock, esvaído em fumo... |
| ISAAM: Esta guerra é um desastre... |
+-------------------------------------------------------------------------+
| - JADE: Posso fazer umas comprinhas? |
| ISAAM: Claro que sim, Jade... |
| Serve-te... |
.-------------------------------------------------------------------------.


Podes fotografar o Isaam (Rhinocerus Sapiens + 300 Units). Com esta foto
somarás oito fotos, e o zoom é teu. Fotografa também o Pey'j
(Sus Sapiens + 600 units) e fala com ele.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Eles têm o que precisamos? |
| PEY'J: A maior parte do que eles têm é usado. |
| PEY'J: Mas vamos precisar de um novo motor para o hovercraft. |
+-------------------------------------------------------------------------+
| - JADE: Nós precisamos de colocar algum dinheiro na nossa conta. |
| PEY'J: Bem podes dizê-lo. |
| PEY'J: Sabes, Ming-Tzu vende todo o tipo de detectores na sua loja: |
| Para animais, para pérolas. |
| PEY'J: Tenho a certeza que serão uma grande ajuda. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Podes gravar o jogo no leitor de Mdisk e entra na loja. Podes fazer umas
compras, e abastece-te de tudo o que precisas: Starkos, K-Bups, Booster, P-O-Ds,
Meca- Impulsers e tudo o resto, e fala com o Mal.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Olá Mal. Tens algo para dar vida ao nosso velho hovercraft? |
| HAL: Foi certo teres vindo. Tenho justamente o que precisas: |
| HAL: Um novo "Speedcraft Motor". Por apenas uma pequena pérola, pode |
| ser teu. |
| HAL: Põe a pérola no receptor próximo do motor. |
| HAL: Agarra-te! Sentirás a diferença, Jade, prometo-te. |
| HAL: E mais, se alguma vez tiveres problemas com ele, é facilmente |
| arranjado com um "P-O-D". |
| JADE: Um "P-O-D"? |
| HAL: "Pocket-Optimizer-Drone". |
| HAL: Verás. São bastante úteis. |
| HAL: Podes comprá-los numa máquina de vendas atrás de ti. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Bem, ouviram o... rinoceronte?... Compra o Speedcraft Motor que está ao lado
do Hal.

CENA

Com isto, só precisas de carregar no R2 para o hovercraft acelerar. Agora entra
nele e sai da Mammago Garage para dares um passeio bem agradável...

CENA

Bem, pensando melhor... Tira uma foto àquele monstro (Teratosaurus Imperator +
2000 Units).

.-------------------------------------------------------------------------.
| NOME: DomZ Sea Serpent parte 1 |
| RECOMPENSA: Pérola #2 |
| DIFICULDADE: Fácil |
| ESTRATÉGIA: Ataca-o com o hovercraft. Verás que começam a desprender |
| partes do corpo dele. Esquiva das minas e continua neste processo até |
| ele morrer. Quando isto acontecer, apanha a pérola #2 (DomZ Sea Serpent)|
.-------------------------------------------------------------------------.

Vai para o portão da cidade, mas antes tira umas fotos àqueles peixes (Rascax
Caeruleus + 300 Units). Entra na cidade e vais receber uma mensagem do Mr. De
Castellac.

"DE: Mr. De Castellac:
Senhora Jade,
Mr. De Castellac deseja encontra-se consigo na Black Isle o mais rápido
possível.
Estão muitas Units em jogo."

Vai sempre em frente até saíres da cidade. Depois, prime o /\ e guia-te até
à Black Isle. Antes de lá chegares, receberás outra mensagem, desta vez da tropa
Hillyan.

"DE: Tropa Hillyan
Chamando testemunhas:
Os traidores da rede IRIS estão algures em Hillys.
Grande recompensa por qualquer informação."

CENA

Atraca e vai ter com o motorista.

CENA

Fala com ele.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Os dois perto dos fundos, certo? |
| ???: 2 PTEROLIMAX, menina. |
| Apenas esses são criaturas DomZ. |
| ???: Nós sabemos que também está a trabalhar num inventário da Fauna |
| de Hillys, para o Centro de Ciência. |
| ???: Mas o Mr. De Castellac está interessado exclusivamente nos |
| PTEROLIMAX DomZ. |
.-------------------------------------------------------------------------.

E também com o Pey'j.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: O desenho dele está um pouco distorcido (Há uma troca de |
| palavras aqui). |
| PEY'J: Não te preocupes com isso... |
| PEY'J: Se me perguntares, nós perceberemos porquê que não há um |
| melhor desenho deles quando os virmos. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Grava o jogo.

Entra e vai para a direita. Sobe para aquela coisa amarela, e segue-a até ao
fim. Fotografa aqueles bichos (Astacus Erectus + 400 Units) e apanha o Boost.
Volta para trás e vai pelo outro caminho. Sobe num dos pesos e carrega no /\
para chamar o Pey'j.

CENA

Vai em frente e vai para um dos pesos. Depois vai ter com o Pey'j. Fala com
ele.

CENA

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Linda demonstração... |
| PEY'J: Okay, okay... Eu sei que a minha distância recorde é apenas |
| 4m53... |
| PEY'J: O que se torna um pouco curto para ter uma patente. |
| PEY'J: Mas elas ainda podem vir a ser úteis. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Vai para um dos pesos e chama o Pey'j. Agora que estás em cima, vai para a
esquerda. Vês aquela roda amarela? Roda-a e o Pey'j juntar-se-á a ti. Antes de
ires, tira uma foto àquela mosca verde que está lá em baixo (Musca Saprophagia+
150 Units). Agora desce pelo novo caminho, e fotografa aquele mapa. Podes fazer
esta operação com qualquer mapa, e assim sabes onde estás e para onde tens de
ir. Desce e fotografa o que eu chamarei de bomba neste guia
(Lycoperdon Fugiferus + 400 Units). Usa as Jet-Boots para elevar a bomba e
atira-a para os explosivos em frente. Entra, apanha os 2 Starkos e o Boost
atira a bomba novamente, mas desta vez aos outros explosivos. Fotografa a
anémona roxa (Anemonia mutabilis + 500 Units) e ataca-a até ela secar. Vês
aqueles cristais púrpura? São materia crystals e ganhas 5 Units por cada.
Vai ter com o Pey'j àquela grade de ferro.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Podes fazer algo com esta grade? |
| PEY'J: Ho-ho... Vou precisar de um par de alicates para isso... |
| PEY'J: Parece-me que isto é a entrada principal da mina. |
| JADE: Mmh... |
| JADE: Vamos ter de voltar... |
.-------------------------------------------------------------------------.

Usa a bomba naquele grande cristal de materia e apanha os cristais. Usa-a
novamente para baixares aquela ponte e sobe.

CENA

Fotografa rapidamente o Crochax (Cochax Velox + 1000 Units). Com isto deves
ter acabado o rolo, por isso ganhas a pérola #4. Luta com o Crochax e se ficares
preso pressiona repetidamente no X. Depois, fala com o Pey'j.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: E se nós puxássemos aquela rampa de carvão... |
| PEY'J: Precisamos de encontrar o mecanismo e "falar" com ele. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Vês outra daquelas rodas amarelas? Roda-a e empurra o carro. Sobe e entra.

CENA

Fotografa os dois tipos de anémonas (Cyanea Urtica + 700 Units e Pelagia
Pachydermis + 800 Units) e luta com todos. Quando acabares, fotografa aqueles
tentáculos que estão na parede (Alicia Splendens + 300 Units). A mesma coisa de
sempre, abre a porta e entra.

Grava o jogo se quiseres.

Podes também comprar Starkos. Abre os armários. Num deles encontrarás um Boost,
noutro uma Box of K-Bups e noutro...

CENA

Agora sim, podemos abrir aquela grade.

Por esta altura deves ter recebido uma mensagem.

"DE: IRIS:
Abra os seus olhos:
Os Alpha Sections são cúmplices dos DomZ.
Junta-te à rede IRIS."

Podes falar com o Pey'j.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Esse alicate não está muito enferrujado? |
| PEY'J: Tenho a certeza que ainda será capaz de cortar... |
| Desde que o metal não seja muito resistente... |
.-------------------------------------------------------------------------.

Pede ao Pey'j para cortar a grade e entra. vai para a esquerda e fotografa
o "chão" (Spongus Gluanteus + 500 Units) e o bicho que sai da concha (Helix
Rupestris + 500 Units).

Podes falar com o Pey'j.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Já passamos por todas as galerias. |
| PEY'J: Temos de bisbilhotar por aqui, Jade. |
| ... bisbilhotar em todo o lado. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Volta para trás e sobe. Luta e continua o teu caminho. Fotografa aqueles
pirilampos azuis (Lampyris Campestris + 300 Units). Volta àquela grade e
corta-a. Compra aquele PA1 e os Starkos se quiseres.

Agora terás de te separar do Pey'j por um bocado. Passa para o outro lado. Sobe
e empurra aqueles explosivos. Usa a bomba e voilá... O Pey'j já pode passar.

CENA

Mata os Crochax.

CENA

Usa aquilo que acabaste de baixar como caminho e entra naquela pequena gruta.
Vai até ao fundo e fotografa aquele animal (Amoeba Polypodia + 750 Units). Usa
as Jet-Boots para subires. Dá um pontapé àquela caixa em cima do tanque para a
luz falhar. Fica com a câmera preparada a apontar para cima para fotografares
o animal que vai aparecer (Planaria Rupestris + 500 Units) e terás a pérola
#7 e outro rolo. Carrega no botão ao lado da porta para te reunires com o Pey'j
e grava o jogo.

Pede ao Pey'j para cortar aquela fenda e segue o teu caminho.

CENA

Tira uma foto rápido (Palinurus Rupestris + 900 Units) e começa a lutar. Para
venceres estes bichos tens de usar o ataque do Pey'j e atirá-los para fora do
"campo de batalha". Quando fores mais para a frente atira um deles para a rampa
para poderes passar. Parte aquela rocha roxa de materia e grava o jogo.

Fotografa aquele caracol voador em cima de ti (Nautilus Fluoreus + 500 Units)
e roda a válvula amarela para poderes subir. Compra o que quiseres e abre
caminho. Quando chegares à última, usa o poder do Pey'j para baixares a anémona
e passa. Vai em frente e verás no lado direito as tais ameaças que tens de
fotografar. Quando as duas estiverem esticadas em cima, fotografa-as e
manda-as para o Mr. De Castellac.

CENA

.-------------------------------------------------------------------------.
| NOME: Pterolimax Gigantea |
| RECOMPENSA: Pérola #10 |
| DIFICULDADE: Média |
| ESTRATÉGIA: Tira uma foto antes da luta (Pterolimax Gigantea + 3000 |
| Units). Quando ele está num daqueles buracos a girar, pede |
| ao Pey'j para usar as suas botas e ataca-o. Depois, ele vai |
| mandar umas anémonas e mudar de buraco. Continua na mesma |
| estratégia até ele começar a espalhar um jacto verde. Vai |
| esquivando-te e continua até ele morrer. Apanha a pérola. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Podes falar com o Pey'j.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Boa velha minhoca da terra... |
| PEY'J: Yep... |
| Mas isto continua a ser a pescaria mais estranha que alguma |
| vez tive. |
| PEY'J: Vá lá... |
| Vamos guardar as nossas varas de pesca, guardar o troféu e ir |
| para casa... |
.-------------------------------------------------------------------------.

CENA

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Achas que podemos confiar nele? |
| PEY'J: Jade... Não acho que isto seja uma boa ideia, é muito perigoso.|
| JADE: Pey'j, não te compreendo... |
| Nós temos de saber a verdade, descobrir o que realmente se está |
| a passar, não?... |
| JADE: Sabes onde encontrar este "Peepers"? |
| PEY'J: Bar Akuda... |
| Pedestrian District. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Antes de ires, lembras-te daquela fenda no princípio desta missão? Bem,
volta lá. Se já não te lembras, entra e vai para a direita. Vai em
frente e abre a porta, seguindo e caindo para apanhar o PA1. Volta para
trás e grava o jogo.

Vai para o hovercraft e volta para a cidade, mas desta vez vai para a esquerda.

CENA

Aqui há muitas pessoas com que podes falar, mas não vou traduzir as conversas.
Basicamente, todos pensam que a rede IRIS é a má da fita. Podes comprar várias
coisas e fotografar mais umas tantas. Sobe e vai até àquela banca. Fotografa o
vendedor (Aquilus Sapiens + 300 Units) e se quiseres compra o Hillyan Word e/ou
o Hillyan Guide. Se o fizeres, receberás uma mensagem.

"DE: The Hillyan Word:
Tu escolheste registrar-te no Hillyan Word: Para o cidadão informado."

Vai em frente e se quiseres compra a pérola por 3000 Units (#14) e o PA1 por
1500 Units.
Receberás uma notícia.

"DE: The Hillyan Word:
OS DOMZ ATACAM MAIS UMA VEZ,
dois dias atrás, no lado oeste. Sem a ajuda dos corajosos Alpha Sections, os
danos teriam sido ainda maiores. A campanha de recrutamento aumenta."

Bem, não há muito mais a se fazer, por isso vai para o Akuda Bar. Para isso,
volta para trás e vai pelo outro caminho inexplorado. Fotografa o touro
(Taurus Sapiens + 350 Units) e fala com ele.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Estou à procura do "Peepers". |
| HEMO: Lá em cima, como de costume. |
+-------------------------------------------------------------------------+
| - JADE: Segura e sadia na sua concha, a preciosa pérola é uma escrava |
| da corrente. |
| HEMO: ...?!... Para as conchas, é melhor ires ver o "Peepers". |
+-------------------------------------------------------------------------+
| - JADE: Tenho um negócio tirando fotos para o Centro de Ciência. |
| HEMO: Um inventário de todos os animais de Hillys? |
| JADE: Yep, eu recebo cerca de 100 a 3000 Units por foto. |
| HEMO: Não é mau... Não é nada mau... |
| JADE: Porquê, o que foi? |
| Tens algo melhor que isso? |
| HEMO: Muito melhor, Jade... |
| Muito, muito melhor... |
| HEMO: ... |
| HEMO: Podes manter um segredo? |
| JADE: Os meus lábios estão selados. |
| HEMO: ... |
| HEMO: Ouve isto.. |
| Estou muito velho para fazê-lo, mas tu... Tenho a certeza que |
| podias... |
| HEMO: Um tesouro, Jade... |
| Um fabuloso tesouro, escondido durante centenas de anos na |
| cratera do vulcão. |
| HEMO: Apenas estando lá, implorando para ser apanhado. |
| HEMO: Mas shhhhhh... |
.-------------------------------------------------------------------------.

Vai para a esquerda e fotografa um dos tubarões (Carcharodon Sapiens + 400
Units) e grava o jogo.

Agora, antes de subires, joga com o Francis aquele jogo. As regras são simples,
tirar todas as rodas do teu lado. Treina e, quando estiveres preparado, aposta
1000 Units para ganhares uma pérola. Se ganhares, ficas com a pérola #5. Vês
o outro tubarão? Usa a câmera para veres o código que ele está a esconder e
memoriza-o. Sobe e usa esse código na segunda porta. Lá dentro encontrarás
uma pérola (#6) e três Boosts. Agora vai para a primeira porta e carrega no
botão. Entra e fala com a cabra.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Uh... Posso fazer algo por ti? |
| ???: Não me parece... |
| ???: Mas talvez. |
| Fica com este bilhete por mim, sim? |
| JADE: O que é? |
| ???: O código para um dos cofres dos Alpha Sections onde eles guardam |
| o que roubam dos Hillyans. |
| JADE: Sabes onde fica este cofre? |
| ???: Num alpendre, |
| Fountain Square |
| ... À tua direita... |
| ???: Tudo o que queria era alimentar a minha família... |
| ???: Nunca o devia ter tirado. |
| ???: Antes sequer de o ter podido usar, encontrei-me completamente |
| sozinho... |
| JADE: Não estás sozinho... |
| Sê forte. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Recebes um bilhete que poderás usar mais tarde. Agora vai ter com o "Peepers"
e diz-lhe a senha. Tens de ganhar este jogo. Acompanha a bola e no fim diz onde
ela está. Receberás um bilhete.

CENA

Usa o código na terceira porta, encosta-te ao armário e aperta X.

CENA

Agora podes ir a todo o lado no Pedestrian District. Tira uma foto da gata
(Felis Sapiens + 400 Units). Apanha o Mdisk e vê-o.

"Operação Liberdade
Os Alpha Sections enganáram-nos.
Desde o princípio da guerra, eles têm sido controlados pelos DomZ e lucram
com o caos geral, raptando pessoas inocentes.
Graças ao "Double H", nós agora sabemos para onde as vítimas são levadas em
Hillys:

1) A Fábrica Nutripils

2) O velho matadouro, perto das pontes aéreas

3) A Lua, num cargueiro

Nós temos de por um fim a este pesadelo.
Cada prova que possamos encontrar relaccionado à conspiracia dar-nos-á mais
e mais apoio das pessoas.
Uma revolta geral permitir-nos-á derrubar os Alpha Sections e salvar milhões
de vidas inocentes.
Se a rebelião se espalhar, nós talvez sejamos capazes de acabar com esta
guerra.
mas precisamos de provas fotográficas para descobrir exactamente o que se
está a passar na fábrica.
- Fotos das vítimas
- Fotos dos Alpha Sections sem os seus capacetes para sabermos quem eles são
realmente.
É aqui que entras, Jade.
Tu continuas a missão de Double H.
Aqui está a sua última reportagem.

DIÁRIO DE BORDO
DOUBLE H

19:23 - Estou na zona proibida.
19:30 - Consigo ver as naves indo e vindo da plataforma superior.
20:03 - Sucedi em entrar na fábrica.
20:50 - Estou exausto. Devo ter nadado mais de duas milhas.
21:10 - Estou dentro... É isso, consigo ver as caixas negras... Um barulho!
Hey!... O que...

Aparentemente, eles treinaram um guardião.
A presença deste animal, juntamente com os raios Sigma, são prova da presença
de um "Spirit Later".
Estas são as suas últimas fotos...
Não temos nada desde os últimos quatro dias... Silêncio no rádio...
"Double H" era o nosso melhor repórter, ele fez muito por nós. Graças a ele,
a rede IRIS foi capaz de entrar em contacto com a governante de Hillys.
A governante é contra os Alpha Sections e os seus métodos.
mas ela não pode ser descoberta.
Ela ajudar-nos-á se, no nosso lado, nós deixarmos a verdade ser descoberta e
se mais e mais Hillyans confiarem na rede IRIS.
Se encontrares uma porta como esta, fotografa-a e envia a foto para a
governante. A equipa de profissionais dela tentará decifrar o código.
Contamos contigo, Jade.
Tem cuidado.

Hahn."

Grava o jogo.

Agora é que o jogo vai começar a sério... Juntaste-te à IRIS e agora vais
ajudá-los a desmascarar os Alpha Sections, usando a tua câmera ccomo arma.
Nesta primeira missão tens de penetrar na fábrica e trazer provas da aliança
entre os DomZ e os Alpha Sections. Sobe para voltares para o bar.

CENA

Sai do Akuda Bar e vai até à parte da cidade que desbloqueaste graças ao passe
que ganhaste. Entra na loja do Ming-Tzu, fotografa-o (Walrus Sapiens + 300
Units), fazendo com que acabes com mais um rolo e ganhes mais uma pérola (#11 e
fotografa também o peixe no aquário (Koi Kumonryu + 300 Units). Fala com o
Ming-Tzu agora.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Olá Ming-Tzu. |
| MING-TZU: Olá menina. |
| Se quiseres comprar algo, preciso de ter o teu número de |
| conta, por favor. |
.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Segura e sadia... |
| MING-TZU: Então gosta de Haikus? |
| Tenho uma excelente colecção de trabalhos, menina. |
| MING-TZU: Porque não damos uma olhadela ao armazém? |
| Acho que tenho uma cópia. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Entra e apanha os dois MDisks. Fala com o Ming-Tzu para assinares a IRIS
FLASH.

"DE: IRIS FLASH
Bemvindo! Agora receberá notícias em directo da rede IRIS."

Compra os detectores, os PA1 e tudo o resto.

"DE: IRIS FLASH
Hillys sob o fogo dos meteoros DomZ! Os Alpha Sections estão sufocados pelos
eventos.
Leia a reportagem, no IRIS 512."

Desce e vai para a esquerda, onde podes gravar o jogo e ver o IRIS 511...

"IRIS 511
Uma nova onda de raptos no Pedestrian District (Repórter: Double H)

Os DomZ atacaram de novo a população Hillyan.
Outras 850 pessoas foram dadas como desaparecidas desde a última semana.
A tão chamada protecção dada pelos Alpha Sections contra os ataques DomZ é
irrisória ao máximo."

... e o IRIS 512

"IRIS 512
Hillys enxurrada com meteoros DomZ (Repórter: Double H)

Os canais, a Mammago Garage e o Lighthouse Shelter sofreram ontem um
violento ataque por parte dos DomZ.
As barreiras protectoras não foram capazes de parar os meteoros DomZ.
Os Alpha Sections não apareceram na cena até depois do alarme.
Os Alpha Sections são INCAPAZES de assegurar a protecção de Hillys."

Grava o jogo, e sai da loja. Ao lado dela há uma porta. Entra e apanha
os cristais e o P-O-D. Empurra o armário e entra.
Passa pelos lasers e vai para a direita. Vai para o primeiro tapete e vai até
à plataforma. Salta para a plataforma abaixo e continua assim até atingires a
plataforma com os cristais. Apanha-os e entra. Vai saltando de tapete em tapete
até àquela plataforma. Parte as duas caixas e sobe. Apanha a pérola #16. Volta
para trás e volta para a cidade. Volta à intersecção que dá para o Akuda Bar e
vai para a porta ao lado. Fotografa o sapo (arachnis Viridis + 350 Units) e
fala com o Pey'j.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Sabes onde isto vai dar? |
| PEY'J: Oficialmente, o districto foi confiscado pelos Alpha Sections. |
| PEY'J: "Por razões de segurança" dizem eles. |
| PEY'J: Pessoalmente, penso que eles estão definitivamente a esconder |
| algo. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Volta para o hovercraft. Agora, podes entrar nas corridas 1 e 2 se quiseres.
Ganhas 1 pérola por cada (#8 e #9) e 2000 Units pelas 2. Quando acabares vai
para a Mammago Garage. Mas antes de entrares vai para o Vorax Lair. Atraca e
fotografa os sapos (Bufo Erectus + 450 Units) e grava o jogo.
Pede ao Pey'j para cortar a fenda e entra. Agora faz o teu caminho até
chegares aos crochax. Mata-os e ganhas a pérola #12. Volta para trás e vai para
o farol. Activa o escudo e vai até lá acima, para fotografares aquela lontra
que está no topo do farol (Lutra Erecta + 1000 Units) e agora vai para a
Mammago Garage e grava o jogo.

Precisas de um neutralizing cannon para poderes entrar na fábrica, por isso
compra um por 5 pérolas.

.-------------------------------------------------------------------------.
| Neutralizing Cannon: |
| - Pressiona X. Mira em três alvos no máximo. |
| - Larga para disparar. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Sai da Mammago Garage.

CENA

Agora tens apenas de fugir aos meteoros. Quando a chuva de meteoros acabar,
vai para a Fábrica. Vês o robô que não te deixa passar? Dá-lhe um tiro com o
canhão que compraste e entra na fábrica. Atraca e sobe, mas antes tira uma foto
do vorax azul (Vorax Nocturnus + 500 units) e mata os três inimigos. Vai para
a porta e vais ver uma espécie de código vermelho. Por esta altura deves
receber uma mensagem.

"DE: IRIS
Ainda estás aí Shauni?
Não te esqueças de que a governadora pode ajudar-te se estiveres a ter
problemas em passar por uma porta militar com um código.
Apenas envia-lhe uma foto do sinal."

Já deves saber o que fazer, não? Fotografa o código e envia-o. Espera um pouco
e receberás uma mensagem.

"DE: Code 1
Código de entrada na fábrica
Se não mudou, ainda é esse:
...
Boa sorte."

Bom, não te posso ajudar com os códigos, pois eles mudam a cada jogo... Insere
o código que te deram.

CENA

Entra e pede ao Pey'j para cortar a fenda. Empurra-a.

CENA

Vais receber outra mensagem da IRIS.

"DE: IRIS
Shauni,
localizei as posições prováveis das actividades dos Alpha Sections.
Adicionei-as ao teu mapa para as poderes ver.
Manda-nos as fotos."

Entra, fotografa os ratos (Rattus Giganteus + 200 Units) e mata-os. Como vês,
o caminho para a esquerda está bloqueado, por isso tens de ir para a direita.
Podes falar com o Pey'j.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Como o vês? |
| PEY'J: Não parece bom... |
| PEY'J: Mas há algumas caixas, lá. |
| Temos de descobrir mais... |
.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Parece que vai ser uma grande reportagem. |
| PEY'J: Yep, mas não te esqueças Jade, não tentes ser uma heroína. |
| Atira em tudo que é estranho, e estamos fora daqui... |
.-------------------------------------------------------------------------.

Vai para a direita e rola por cima dos lasers, depois rasteja e rola outra
vez. À tua esquerda há um botão, pressiona-o e o Pey'j já poderá vir ter
contigo. Vês aquela caixa por baixo de um tubo? Empurra-a para a frente com a
ajuda do Pey'j. Empurra-a para a barreira eléctrica.

CENA

Salta por cima da caixa.

CENA

À esquerda da barreira tens um MDisk Reader onde podes gravar o jogo.
Agora vai para a direita onde estão aqueles mecanismos e fala com o Pey'j.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Devemos conseguir usar o elevador... |
| PEY'J: Temos de o pôr a trabalhar primeiro. |
.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Olha, o cabo eléctrico do elevador foi cortado. |
| PEY'J: Eu vi... Se nós conseguíssemos desligá-lo lá de cima e arranjar|
| corrente de outro sítio... |
.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: O motor rebentou, podes arranjá-lo? |
| PEY'J: Um Beaudet e Lhullier modelo 71. Não o chamaria novo. |
| PEY'J: ...vou ver o que posso fazer. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Agora prime o /\, para o Pey'j o tentar arranjar.

CENA

Agora precisas de arranjar um fusível. Como podes ver, há outra barreira
eléctrica, por isso vai para a porta ao lado, prime o botão e entra. Ignora o
elevador por agora e dá a volta. Prime o botão e entra. Põe cada um dos jarros
em cada ponta para abrires a barreira. Vês o mosquito no nariz da vaca?
Fotografa-o (Aedes Raymanis + 800 Units). Vai em frente, abre a alcova e tira
a pérola (#19). Volta para o elevador e fala com o Pey'j.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Hey... Podemos subir por aí? |
| PEY'J: Yep... Mas não os dois. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Prime o botão e luta com os inimigos.

CENA

Entra e pede para o Pey'j premir o botão. Vai em frente.

CENA

Vai para a esquerda.

CENA

Para derrotares este inimigo, tens de o atirar para a barreira eléctrica, onde
ele vai explodir. Vai em frente.

CENA

À tua direita há uma alcova. Fotografa o código e verás que primeiro precisas
de mais provas. Fotografa o homem, manda a foto para a IRIS e arranja o código
para a alcova.

"DE: Code 2
Código da fechadura (fábrica)
...
Deve funcionar. Tem cuidado."

Usa o código e apanha as luvas.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - Prime o R1 para mudar para o modo de mira. |
| - Manípulo analógico esquerda para mira; Manípulo analógico direito para|
| fazer zoom/unzoom. |
| - Prime o () para disparar. |
.-------------------------------------------------------------------------.

CENA

Lança vários discos da luva para a "aranha" em cima do tubo onde está o homem.

CENA

Encontraste o Double H! Apanha a pérola (#21) e podes falar com ele.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Alguma ideia brilhante para nos tirar daqui? |
| DOUBLE H: Desculpe, menina Thyrus, mas não estou exactamente no melhor|
| estado de mente para ter alguma ideia. |
| DOUBLE H: Mas estou ao seu serviço. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Ao lado do sítio onde encontraste a luva há uma grade. Prime o /\ para o
Double H efectuar uma acção. Vai até ao fundo e salta para o outro lado. Grava
o jogo e prepara-te pois vais lutar agora.

CENA

.-------------------------------------------------------------------------.
| NOME: Cyclopeus Palustris (The Reaper) |
| RECOMPENSA: Pérola #22 |
| DIFICULDADE: Média |
| ESTRATÉGIA: Ataca-o e espera ele ir para cima. Põe no modo de mira e |
| e lança-lhe discos até ele sair. Foge quando ele estiver a |
| cair e lança-lhe discos outra vez. Quando ele estiver |
| vulnerável, tira uma foto (Cyclopeus Palustris + 3500 Units)|
| e ganhas uma pérola (#17). Ataca-o e verás que ele volta |
| para cima. Continua na mesma estratégia até ele começar a |
| perder o equilíbrio. Aí é só atirá-lo para a água. |
.-------------------------------------------------------------------------.

CENA

Só quando saíres da fábrica é que podes apanhar a peróla. Vais receber um mail.

"DE: IRIS
Recebemos um mail do "Double H"!! Encontraste-o!! Isso é extraordinário!!
Ele disse que não te deves preocupar com ele.
Ele encontrará o seu caminho de volta."

Grava o jogo e vai para a porta à esquerda. Podes falar com o Pey'j.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Tenho notícias do "Double H". |
| PEY'J: O contacto da IRIS? |
| Ele ainda está vivo? |
| JADE: Acho que sim... |
| Eu dir-te-ei tudo sobre isso. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Passa pelos cabos e fotografa o mapa. Podes comprar os Strakos e os K-Bups.
Usa a luva para movimentares a ventoinha para o outro lado para obteres energia
para o botão e carrega nele. Entra e ao fundo tens um passe trinagular. Quando
o tentas apanhar, um robô leva-o. Vai para perto da barreira e, com a ajuda do
ataque do Pey'j lança-o contra a barreira. Quando ele rebentar, apanha o passe
e vai para o caminho que abriste. Apanha o PA1 e volta, mas vais ser impedido
por um grupo de robôs. Derrota-os e usa o passe para desligares a corrente
eléctrica e, enquanto ela não volta, dá a volta e apanha o fusível. Usa-o outra
vez para apanhares o que está ao teu lado. Volta para trás e grava o jogo.

Agora fala com o Pey'j.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Acho que encontrei um fusível decente. |
| PEY'J: Ah ha! Vais poder pô-lo em funcionamento. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Põe o fusível no seu lugar e lança um disco ao cabo em cima de ti. Agora já
está a funcionar.

CENA

Carrega no botão e desce.

CENA

Vai em frente e carrega no botão ao mesmo tempo que o Pey'j. Entra e luta.
Sobe pelo lado direito e entra. Vais receber uma mensagem.

"DE: IRIS
Nós precisamos daquelas fotos Shauni.
- O conteúdo das caixas pretas.
- Os Alpha Sections sem os seus capacetes.
E seremos capazes de publicar o nº 513 da IRIS.
Boa sorte..."

Vai em frente e desce. Fotografa o rato atrás das grades (Rattus Albus + 750
Units) e continua em frente. Vês que não podes fazer nada então volta.

CENA

Temos de continuar sem o Pey'j agora... Empurra a caixa e usa um dos discos
para através da frincha o lançares contra o botão. Vê o MDisk que o Pey'j te
deu.

"... Jade
Tu herdaste generosidade e coragem dos teus pais.
Sabes, penso bastante neles. Nós éramos amigos chegados.

20 anos atrás nós fomos forçados a separarmo-nos porque estávamos todos a ter
grandes problemas com as autoridades. Os teus pais puseram-te a meus cuidados.
Para salvar a tua vida.

Nós viemos para Hillys. Antigamente era um planeta pacífico. Tive esperança
de te criar lá em segurança.

Mas os conflitos espalharam-se.
Agora, tens de saber algo... Se fui capaz de chegar aqui, foi graças ao
"Beluga"!! A nave que eu e o teu pai desenhamos e contruímos.

Ainda existe...
Mas ainda não terminei de o voltar a pôr em boa forma...
Vais encontrar o check-up na minha secretária.

O "Beluga" está na nossa casa.
Tens de inserir um código em cada uma das consolas para abrir o sítio secreto
escondido.

Não posso dizer mais nada neste MDisk sobre ele mas espero que esta informação
te seja útil se um dia tu tiveres de usar o "Beluga".

Não interessa o que acontecer, boa sorte Jade...

Tio Pey'j"

CENA

Grava o jogo. Como não podes passar pelos lasers, vai pela conduta ao lado.
Vai em frente e vais encontrar o "Double H".

CENA

Fala com o Double H.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Conseguiste encontrar o teu caminho? |
| DOUBLE H: Afirmativo. Tive de explorar todos os canos do sector. |
| Há um tipo de tráfico com aquelas caixas. |
| DOUBLE H: Se conseguir saber o que está dentro delas, mande uma foto |
| para a IRIS. |
.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Sabes quais são os seus métodos? |
| DOUBLE H: Continue agachada nas sombras... |
| DOUBLE H: E faça o que fizer, não corra. |
| Eles conseguem ouvir a queda de um alfinete. |
| DOUBLE H: Boa sorte para si! !
.-------------------------------------------------------------------------.

Vais receber um mail da IRIS:

"DE: IRIS
Shauni! "Double H" informou-nos sobre o Pey'j. Ele vi-o nas mãos dos Alpha
Sections.
Aguenta-te Jade. Acaba a tua reportagem. É a única maneira de salvar o
Pey'j."

Vai sempre em frente até saíres. Agora agacha-te com cuidado para os Alpha
Sections não te verem. Vês os Raios-X? Tira uma foto dos esqueletos. Lança um
disco para o que está de costas para ti e quando o outro for ver o que se passa,
lança-lhe outro. Dá dois pontapés aos guardas para estarem fora de batalha.
Faz o mesmo na outra sala. Quanto à outra, é apenas um, por isso é fácil
livrares-te dele. Vai em frente e encontrarás o Double H. Usa os discos nos
botões para ela poder passar e grava o jogo.

Pede ao Double H para apertar o botão.

CENA

Continua e sobe na caixa à esquerda. Sobe e cai para o outro lado, para que o
possas atingir por trás. Continua e luta com os dois guardas à frente. Apanha
o PA1, o K-Bups e o set of P-O-Ds. Continua o teu caminho.

CENA

Vai para a direita e usa o passe. Grava o jogo. Volta para trás e agacha-te.
Quando a caixa parar, põe-te atrás dela e usa-a como esconderijo. Vai andando
até poderes ir para a sala à direita. Entra e vira à direita de novo. Compra o
Strakos e os K-Bups. Abre a alcova e coloca lá um Starko. Prepara a cãmera e
fotografa as formigas que tirarão o Strakos (Blabera Gregaria + 700 Units).
Agora vai em frente. Podes usar um dos discos naquele botão e enquanto o
guarda vai lá investigar, tu passas. Vai em frente e abre o armário. Pega nas
Jet-Boots.

CENA

Carrega no outro botão e tira o MDisk. Vai em frente e usa cada um dos robôs
em uma barreira diferente e vai para a direita. Tira o Mdisk e vê os dois.
Grava o jogo e vai pelo outro caminho. Vai em frente e vai abrindo caminho.
Quando o Alpha Sections estiver de costas, acerta-lhe com um disco e usa o
elevador. Agacha-te e esconde-te. Vai para trás de um Alpha Sections e segue-o
até á saída, desta forma não serás apanhado. Agora, usa outra vez o truque da
caixa mas no fim agarra-te a ela e serás levado para um tapete. Segue-o e grava
o jogo. Continua para a esquerda e lança um disco para o botão em cima da
plataforma para a trazeres. Repete o processo para continuares. Rasteja pelo
buraco e quando o Alpha Sections estiver de costas, rasteja até ao canto e
quando puderes dá-lhe um pontapé. Passa pelas barreiras e encontrarás o Double
H.

CENA

Fotografa o Alpha Sections e vai para a esquerda. Vais receber um mail.

"DE: IRIS-flash 513
A verdade sobre o horroroso tráfico humano na fábrica Nutripils. A prova no
artigo nº 513 da IRIS."

Quando os Alpha Sections se virarem passa, e quando o outro se virar, mata-o.
Agora complica-se um pouco. Quando nenhum estiver a olhar, desce e esconde-te
agachado. Quando o que muda de posição duas vezes se voltar, passa e abre a
alcova. Repete o processo e usa o passe para desactivares os lasers. Abre a
porta e grava o jogo. Passa por trás do guarda e fotografa o código.

"DE: Code 3
Código da zona de carregamento (fábrica)
Acho que conseguimos.
Tenta esse:
..."

Põe o código e entra.

CENA

.-------------------------------------------------------------------------.
| NOME: DomZ Robot |
| RECOMPENSA: Pérola #20 |
| DIFICULDADE: Fácil |
| ESTRATÉGIA: Pede ao Doble H para atacar as pernas do robô e faz o mesmo |
| na outra perna. Com isto ele cairá. Corre para a frente e |
| usa discos para destruíres o centro do robô. Repete o |
| processo até ele morrer. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Vais receber um mail.

"DE: Hillyan Word
Tentativa de terrorismo pela rede Iris na fábrica municipal Nutripils.
Graças aos Alpha Sections, a linha de produção foi felizmente salva, e uma
parte da gang de desordeiros foi presa."

Apanha a pérola (#20) e vai em frente. Apanha o PA1 e grava o jogo. Usa o passe
para chamares o elevador. Abre a porta e volta para trás. Pede ao Double H para
partir aquela grade bo cais e põe o fusível no lugar.

CENA

Agora tens de voltar á sede da IRIS antes do tempo acabar. Tarefa fácil.

CENA

Apanha as pérolas (#23,24,25,26,27) e sai.

CENA

Agora podes jogar com o Francis. Ganhas uma pérola se ganhares (#5) e podes
comprar uma pérola na Nouri por 3000 Units (#46). Vai à loja do Ming-Tzu para
veres a tua reportagem e compra a pérola por 3999 Units (#47). Vê a tua
reportagem.

"IRIS 513
Tráfico humano na fábrica nutripils
(Repórteres: Double H e Shauni)
Segundo os Alpha Sections, os vaivéns entre a fábrica e o matadouro asseguram
as provisões dos nossos soldados.
Mas os nossos repórteres infiltraram-se com sucesso nestes lugares; a fábrica
é na verdade um abrigo para tráfico humano.
Centenas de vítimas são enviadas para lá diariamente sob a vigilância dos
Alpha Sections.
Os próprios Alpha Sections são controlados pelos DomZ.
Os Alpha Sections são TRAIDORES sob a paga dos DomZ!!"

Temos de ir buscar a pérola na fábrica (#22) e depois vai para a Mammago Garage
comprar o Jump Kit por 15 pérolas. Vai para perto da Black Isle e espera para
além das barreiras uma baleia saltar e fotografa-a (Megaptera Purpurea + 2200
Units) e no céu há uma raia voadora (Manta Cyanea + 700 Units). Vai para a
cidade e ao lado das corridas há uns lasers. Salta por cima deles e ao fundo há
uma caixa com uma pérola (#65). Vai para o Pedestrian District e do lado direito
há umas barras; pede ao Double H as partir e entra. Vai para o elevador e pede
ao Double H para premir o botão. Isto agora é um trabalho de espião, onde não
podes ser detectado, senão morres. Fica na parede da direita, agachado. Quando
o Alpha Sections se virar, vai para a esquerda rapidamente, para trás da caixa.
Repete o processo para a caixa da esquerda e da direita, e quando ele estiver a
olhar para trás, vai por trás dele até ao corredor. Continua na parede da
direita e agora tens algo semelhante, mas com aquelas luzes a dificultar.
Quando o Alpha Sections não estiver a olhar, vai para a caixa à esquerda (sempre
agachado). Quando a luz passar, esconde-te atrás da outra caixa. Quando o Alpha
Sections estiver de costas e a luz do lado esquerdo, vai para trás da outra.
Agora basta esperar que o Alpha Sections se vire para poderes dar-lhe um
pontapé. Parte as duas caixas com materia. Quando passares pelo botão, começa a
correr em direcção à porta, agachando-te quando o laser passar por ti, e prime
o [] para entrares. Apanha a pérola (#42) e parte todas as caixas. Usa a mesma
táctica, corre e baixa-te para entrares na próxima sala. Apanha as pérolas
(#43,44), parte as caixas e vai para o elevador. Agora vais ser perseguido.
Apenas corre, esquiva-te das luzes e salta por cima dos lasers. Quando chegares
ao fim, sobe as caixas e vai ter com o Double H. Volta para a cidade e sobe.
Vai para a rua do Akuda Bar. Usa o passe na porta e entra. Empurra a caixa e
entra. Vai em frente e vai escapando às armadilhas até chegares ao fundo. Vai
em frente e esquiva-te dos lasers azuis. Vais ver vários Alpha Sections.
Esconde-te atrás da caixa e segue um deles até ao fundo, sobe e vai em frente.
Ao pé da janela verde há um botão, lança-lhe um disco. Atrás da outra janela
mais atrás, há outro botão. Lança-lhe um disco e desce. Apanha as pérolas
(#67,68,69), vai em frente e dá um pontapé ao Alpha Sections. Carrega no botão
para entrares no elevador. Agora tens este elevador onde não podes ser visto
pelos Alpha Sections. Vai olhando para as paredes: vês aquilo que parece uma
escada brilhante? É aí que está o Alpha Sections. Vai mudando de lugar para não
te verem. Dá um pontapé ao Alpha Sections, sobe a caixa e vai ter com o Double
H. Apanha os K-Bups, carrega no botão, e tira o pé (ou sai, como quiseres :)).

Vai para a rua da Nouri, e sobe. À direita tens uma porta para usar o passe.
Entra e parte as caixas. Lembras-te daquele bilhete que a cabra te deu no Akuda
Bar? Põe o código e apanha os Starkos e a pérola (#13). Vai ao Ming-Tzu e compra
a pérola por 3999 Units (#66) e o Meca-Impulser. Volta para o hovercraft e vai
para a praia em frente à entrada da Mammago Garage. Entras na Looter's Cavern 1.
Aqui tens de perseguir um carro de ladrões (apesar do carro se parecer com um
da políca...). Usa boosts se tiveres com dificuldades. No fim, usa o teu canhão
para destruíres o carro e recolheres a pérola (#3) e o dinheiro. Sai e, ao lado
da entrada da cidade há uma entrada que vai dar a outra praia. Aí está a
Looter's Cavern 2. Repete o mesmo processo da primeira e receberás uma pérola
(#18).

Continua pelo mesmo caminho e vira à esquerda para entrares nos Alpha Sections
Und. Quarters. Grava o jogo e fotografa o rato (Macropodia Omnivora + 400
Units). Sobe e usa o passe para entrares. Usa o robô na barreira da direita
e usa o outro na barreira em frente. Apanha o boost e o Meca-Impulser e continua
a destruir as barreiras até ao fim. Se precisares de robôs, carrega nos botões.
Mata os três crochax e apanha as pérolas (#39,40,41). Volta para trás, grava o
jogo e sai.

Salta a barreira em direcção à corrida. Fotografa do lado direito a outra raia
(Manta Magnificens + 850 Units) e ao lado da corrida há outra baleia (Megaptera
Borealis + 2000 Units). Vês aquela rocha no meio da água? É a Looter's Cavern 4
e no fim dela apanhas outra pérola (#51) Vai para a direita, para a praia perto
da barreira. Vais receber uma mensagem:

"DE: IRIS
Shauni, Double H.
Nino conseguiu as plantas antigas dos matadouros.
Aparentemente, a terceira pista de corridas passa por baixo da parede.
Encontramos uma abertura na parede que parece ser grande o suficiente para o
hovercraft."

Continua a ir para a praia perto da barreira e entrarás na Looter's Cavern 3
e faz sempre a mesma coisa, e a pérola é tua (#49) e agora podemos ir para as
corridas. Ganha a corrida 3 (#71) e a 4 (#72). Faz a terceira corrida outra vez
e fica atento à parede da esquerda. Quando vires uns lasers, salta por cima
deles.

CENA

Escapa à perseguição e vai em frente. Cai e fotografa a enguia (Anquilla
Bifida + 600 Units) e tens uma nova pérola (#28) e um novo rolo. Aquela máquina
solta torpedos pequenos que te perseguem. Usa-os para rebentar os torpedos
maiores. Vai em frente e atraca. Podes comprar coisas e falar com o Double H.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Definitivamente, estamos perto dos matadouros. |
| DOUBLE H: Hmm... Tem de haver maneira de entrar. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Grava o jogo, parte as caixas e vai em frente. Serás atacado por monstros
DomZ. Antes de os destruires fotografa-os (Sarcophagus Domzii + 900 Units).
Depois da luta, afasta a porta para poderes passar. Volta para o hovercraft e
passa pelo novo caminho que abriste. Passa pelos lasers e vai subindo até
entrares numa abertura. Vai em frente e esquiva-te dos torpedos. Agora tens de
encontrar três caixas para rebentar os torpedos maiores. Usa a primeira, que já
está perto de ti. Vai para a direita, dispara contra a outra caixa e vai
saltando até à outra. Empurra-as para os torpedos e vai para a área seguinte.
Vai em frente e atraca. Vês que a passagem está bloqueada, por isso usa um dos
discos no botão em cima. Fotografa a raia atrás de ti que está na água
(Trilobites Saltans + 1100 Units). Passa e vai em frente. Recebes uma mensagem
igual à que recebeste na fábrica.

"DE: IRIS
Shauni,
localizei as posições prováveis das actividades dos Alpha Sections.
Adicionei-as ao teu mapa para as poderes ver.
Manda-nos as fotos."

Atraca e sobe. Vai para a esquerda e sobe até à plataforma. Lança 2 dois discos
às bombas do robô (ou faz um Super Attack) e compra Starkos e K-Bups. Vai para
a esquerda e fotografa o mapa. Volta e vai para a esquerda. Grava o jogo. Volta
para trás mas não desças ainda. Lança um disco para o botão perto do Mdisk
Reader e desce enquanto a grade sobe. Passa e atraca. Fala com o Double H:

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Estamos a ficar mais perto. |
| DOUBLE H: Mmm... Temos de encontrar alguns pontos de observação. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Sobe e vai em frente. Vai subindo até à grade. Pede ao Double H para apertar
o botão e vais subir com a grade. Vai até ao fundo e sobe. Manda um disco contra
o botão e o fogo vai cessar. Tira uma foto ao bicho laranja brilhante (Ignis
Irifera + 700 Units) e volta para trás. Pede ao Double H para apertar o botão
e, enquanto a grade estiver em cima, salta para o tubo em frente. Vai saltando
até chegares àquela entrada circular. Entra e luta com o robô. Atira-o para a
barreira. Apanha o Meca-Impulser e o set of P-O-Ds, sobe e vai ter com o Double
H. Volta e juntos podem empurrar a caixa. Sobe e parte as grades. Luta com o
Alpha Sections (podes pedir ao Double H para rebentar a botija) e tenta tirar
uma foto àquelas bolhas no chão. Se fugirem, lança discos contra elas e
fotografa-as enquanto fogem (Timorea Saponifera + 800 Units). Clica no botão
e usa o comboio. Compra as coisas e pede ao Double H para cerregar no botão.
Verás um animal verde a saltar. Como sempre, fotografa-o (Amoeba Saltans + 500
Units). Vai em frente e usa os três robôs nas três barreiras. Apanha o passe
e dá-lo ao Double H. Apanha a pérola (#52) e grava o jogo.

Usa o passe e pede ao Double H para usar o seu. Vai em frente e pede-lhe para
carregar no botão. Deste modo, podes passar. Repete o processo três vezes, até
chegares ao primeiro ponto de observação. Posiciona-te atrás de um Alpha
Sections, e o Double H irá posicionar-se atrás do outro. Dêem o pontapé ao mesmo
tempo. Fotografa os humanos, parte as caixase abre os armários. Usa o passe para
saíres. Podes falar com o Double H.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Conseguiste localizar o Central Hall? |
| DOUBLE H: Afirmativo. Há três pontos de observação perfeitos. |
| DOUBLE H: Temos de achar maneira de chegar aos outros dois. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Volta para o hovercraft e vai em frente. Continua em frente e quando vires o
robô dos torpedos vira à esquerda. Quando vires aqueles "ossos", sobe-os e
atraca. Entras na North Wing. Grava o jogo à direita. Vai pela esquerda e usa
um disco no botão, matando o Alpha Sections. Sobe na plataforma e repete o
processo. Vai em frente até à sala com neblina. Agacha-te e assim os Alpha
Sections não te verão. Vai até ao fundo da sala. Desliga a luz e corre para
apanhar o fusível. Põem-no no sítio e usa o elevador. Usa os dois robôs em cada
uma das barreiras e tira os K-Bups e os Starkos da alcova. Vai para o corredor
à esquerda e vai até ao fim dele. Vira à direita e apanha o PA1 e o boost.
Volta e vai para o outro lado. Esquiva-te dos Alpha Sections, indo por trás de
um e rolando pela primeira abertura. Aí tens uma pérola (#70). Volta para trás
e segue o outro Alpha Sections. Vai para a direita e grava o jogo.

Empurra a caixa e dá um pontapé ao gerador de luz. Passa pela abertura, rola
sobre os lasers e tira o fusível. Volta para trás e vai para a esquerda. Usa
o passe para desceres. Agacha-te para que o Alpha Sections não te veja. Vai em
frente, passa pela abertura e quando o Alpha Sections estiver sobre a plataforma
usa um disco para trazer a plataforma, matando-o. Vai para a direita e
agacha-te. Quando nenhum Alpha Sections estiver a olhar, rola para os tubos à
tua frente. Segue um Alpha Sections até ao outro tubo e quando o Alpha Sections
estiver virado para trás, rola para o outro tubo à frente. Dá a volta e apenas
espera que o Alpha Sections esteja de costas para rolares pela saída. Põe o
fusível e rola por baixo da porta. Vai em frente e chegaste ao segundo ponto
de observação. Tira a foto e sai. Podes falar com o Double H.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: E ninguém sabe de nada... Isso é horrível. |
| DOUBLE H: O terceiro ponto de observação, menina Jade. |
| Chegue ao terceiro ponto de observação. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Grava o jogo e usa o passe para desactivar os lasers. Volta para o hovercraft.
Usa os torpedos dos robôs contra os torpedos maiores e passa pelo caminho
minado. Atraca, compra coisas e entra. Pede ao Double H para rebentar aquilo e
dá a volta. Dá um pontapé no gerador de luz para poderes gravar o jogo e pede
ajuda ao Double H para poderes sair. Sobe na caixa e dá um pontapé para
entrares.

CENA

Quando o Alpha Sections estiver a olhar para a esquerda, usa um disco na
botija dele. Ele morrerá e podes premir o botão e passar. Na alcova da direita
tens dois boosts. Vai em frente e passa agachado. Quando o Alpha Sections não
estiver a olhar, desce e agacha-te. Vai para a direita e aproveita quando os
Alpha Sections não estiverem a olhar e vai para a próxima sala. Sobe no elevador
e passa pelos Alpha Sections. Apanha a pérola (#48) e grava o jogo.

Passa pelo outro Alpha Sections e usa o passe na porta. Volta até ao elevador,
vai para a esquerda e empurra a caixa. Usa o passe e desce. Dá um pontapé na
caixa e tira o fusível. Sobe e põe o fusível no sítio, lá ao fundo. Carrega no
botão e entra. Agarra-te à caixa e quando ela parar, cai. Vai em frente e usa
o passe na porta. Vai para a esquerda, dá um pontapé no gerador de luz e cai.
Grava o jogo e vai em frente. Mata os inimigos e sobe. Pede ao Double H para
apagar a luz e continua a subir. Segue um dos Alpha Sections até à saída. Grava
o jogo. Vai em frente e tens um ponto onde podes atacr o Alpha Sections com um
disco. Usa o passe e vai em frente. Compra os três Starkos e usa um disco no
Alpha Sections. Usa o passe e entra. Nesta zona luta com os Alpha Sections, tira
o fusível e tira uma foto. Põe o fusível e passa. Usa o passe e usa o elevador.
Encontrarás o Double H e podes falar com ele.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Achas mesmo que as nossas fotos podem por um fim a isto? |
| DOUBLE H: É a única solução... |
| DOUBLE H: Mas por agora, temos de sair daqui e reunirmo-nos com a |
| equipa. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Vais receber dois mails.

"DE: IRIS
Shauni, Double H, nós recebemos as vossas fotografias. Vocês fizeram um
trabalho excepcional.
Encontrem-nos onde vocês sabem o mais cedo que possam."

"DE: IRIS-flash 514
Os Alpha Sections e os DomZ por trás dos raptos!!
Reportagem exclusiva no fascículo nº 514 da IRIS."

Volta para o hovercraft e volta para a slaughterhouse entrance. Atraca e tira
uma foto ao código. Recebes um mail:

"DE: Code 4
Código do matadouro.
Fomos o mais rápido possível.
Aqui está o código:
...
Parabéns pela reportagem."

Põe o código e volta para o hovercraft. Vai embora e acontecerá outro ataque.

.-------------------------------------------------------------------------.
| NOME: DomZ Sea Serpent |
| DIFICULDADE: Média |
| RECOMPENSA: Pérola #50 |
| ESTRATÉGIA: É a mesma... Desviar. Acertar. Matar. Nada de novo... |
.-------------------------------------------------------------------------.

Um novo mail:

"DE: Francis
Então Jade! Se estás interessada, eu ponho uma nova pérola em jogo. No
entanto, nunca terás esta. Tenho practicado dia e noite.
Não vais conseguir passar nem um disco!! :-)

Vai para o Akuda Bar, derrota o Francis para conseguires uma nova pérola (#45)
e grava o jogo. Vai para a sede da IRIS.

CENA

Ganhas a Star Key.

CENA

Um novo mail:

"DE: The Hillyan Word
Os terroristas da rede IRIS têm espalhado calúnias contra os Alpha Sections.
A tão chamada "evidência fotográfica" que tem aparecido no seu jornal
clandestino não são mais do que elaboradas falsificações."

Grava o jogo e apanha as pérolas que os Hillyans te deram (#53,54,55,56,57,58,
59,60,61,62,63,64).

Vai para fora e para o districto onde está a Nouri. Usa o novo passe que
ganhaste na porta em cima, ao fundo. Usa o elevador.

Nesta área não podes ser visto, senão morres. Anda agachado e passa por trás
do Alpha Sections. Quando o Alpha Sections virar para trás, sobe e enconsta-te
à parede. Segue o Alpha Sections e esconde-te à direita. Quando ele passar de
novo por ti, vai em frente. Sobe e quando o Alpha Sections se for, rola até
estares por baixo do tubo, repete o processo e sobe. Salta e espera até o Alpha
Sections se virar. Salta mas ainda não subas. Quando ele se virar de novo, passa
por trás dele. Sobe e vai para o parapeito da janela. Espera o Alpha Sections
passar e passa tu agora. Fica sempre atento às janelas e vai passando. Entra e
mata o Alpha Sections. Carrega no botão e entra. Grava o jogo e apanha as
pérolas (#29,30,31,32,33,34,35,36,37,38). Usa o passe e entra. Salta por cima
dos tubos.

CENA

Agora vem a melhor perseguição do jogo. Apenas corre, desvia-te e delicia-te
com ela...

CENA

Volta para o farol, onde terás de descobrir onde está a nave. Podes falar com
o Double H.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Onde poderia ter escondido uma nave por aqui? |
| DOUBLE H: Ele falou mesmo consigo sobre ela? |
| JADE: Apenas no MDisk que ele me deu na fábrica... |
| DOUBLE H: Desculpe-me, menina Jade... |
| DOUBLE H: Mas se me deixar ver este MDisk consigo, talvez seja capaz |
| de a ajudar a decifrar algumas pistas. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Bem, podes ver o MDisk outra vez e falar com o Double H para saberes as suas
conclusões.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Alguma ideia? |
| DOUBLE H: Este MDisk... |
| Ele queria dizer-lhe algo... |
| DOUBLE H: O fim é estranho... |
| O quadro... |
| DOUBLE H: Sabe dos seus sapatos? |
| DOUBLE H: Há alguma coisa especial neles? |
| DOUBLE H: Se nós conseguíssemos tê-los e dar-lhes uma boa olhada... |
.-------------------------------------------------------------------------.

Experimenta. Vira os sapatos e... Aí estão os códigos! Embaixo dos sapatos
tens dois códigos. Há dois quadros em casa. Um na sala do hovercraft, na parte
de cima e outro num dos quartos. Insere os códigos, vai para o Hangar e carrega
no botão...

CENA

Do lado esquerdo tens um MDisk e um Flight Stabilizer. Vê o MDisk.

"O Beluga
Checkup Total

Estabilizadores de profundidade: OK
Combustões-octo: OK
Estabilizadores de vôo: FALTAM
(Tenho de instalar o que já tenho e depois lembrar-me de apanhar outro
naqueles vigaristas da Mammago.

Auto-conselhos para o hovercraft: OK
Quadro de distribuição de Hiper-Sustento: OK
Motores paralelos: OK
Motor estelas: FALTA
(necessário apenas para viagem no espaço
Tenho de comprar um naqueles vigaristas da Mammago's"

Vai para a Mammago e compra um flight stabilizer por vinte pérolas e volta
para o farol. Atraca e sobe para uma triste surpresa...

CENA

Põe o código, sai e luta com os Alpha Sections. Desce e carrega no botão.

CENA

Põe os dois flight stabilizers nos motores. Hora de testá-lo.

CENA

CENA

.-------------------------------------------------------------------------.
| NOME: DomZ Sea Serpent |
| RECOMPENSA: Pérola #73 |
| DIFICULDADE: Fácil |
| ESTRATÉGIA: Preciso mesmo de dizer?... |
.-------------------------------------------------------------------------.

Vai para a Black Isle e aterra em cima dela, na cratera do vulcão.Atraca e
fotografa aquele animal na parede (Aurelia Magnificens + 500 Units) e grava o
jogo. Vai em frente, sobe e salta para a esquerda. Usa a bomba em frente para
baixares a ponte para o Double H poder passar. Vai em frente, luta com os
três crochax e apanha as pérolas (#77,78,79). Vai para a esquerda e parte o
cristal. Vai em frente, luta com o crochax e apanha a pérola (#74). Vai em
frente e usa a bomba na ponte. Volta para trás e luta com os crochax. Apanha
as pérolas (#75,76). Segue o outro caminho, recolhe os cristaisque as anémonas
te dão, e luta com os crochax. Apanha as pérolas (#80,81,82,83) e vai pela
ponte. Luta com os últimos crochax para receberes as últimas pérolas (#84,85,
86,87,88). Se seguiste o meu detonado, agora tens todas as pérolas! No ecrã
podes ler:

"Hey Jade, ouvi dizer que encontraste todas as pérolas do planeta!
Estou a transferir um MDisk para ti. É um pequeno jogo promocional que o
Isaam está a trabalhar no momento. Espero que gostes.
Mammagoooooooooooooooooooo!"

Tens outro MDisk, que é o Pearl Game. Podes jogá-lo da próxima vez que tiveres
num Mdisk Reader. Volta para trás e verás uma alcova perto do hovercraft. Lá
dentro tens um Meca-Impulser e dois boosts. Vai à loja do Ming-Tzu para
apanhares o IRIS 514 e vê-o.

"IRIS 514
O povo de Hillys raptado pelos Alpha Sections.
(Uma reportagem da nossa correspondente especial: Shauni)

Agora já sabemos ainda mais acerca dos vastos raptos que têm atacado a
população Hillyan.

As vítimas são enviadas pelos velhos matadouros sob a supervisão dos Alpha
Sections.

Lá, elas são fechadas em sarcófagos DomZ, e depois enviadas para a lua.

Os Alpha Sections e os DomZ estão a ANIQUILAR a população de Hillys!"

Grava o jogo e vai para a Black Isle (a parte de baixo) e entra. Vai para a
direita e sobe no tubo amarelo. Vai em frente e passa pela cerca até chegares
ao fim. Fotografa o animal na parede em frente que entra e sai de um buraco
várias vezes (Papilio Pilosus + 300 Units). Só te deve faltar um animal agora,
que está no espaço. Vai para a Mammago Garage com o Beluga (há um sítio onde
podes aterrar em cima) e compra o Stellar Motor por trinta pérolas.

.-------------------------------------------------------------------------.
| Dá a energia suficiente para te soltares da gravidade Hillyan. |
| - Prime (): para activar o stellar motor. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Grava o jogo e vai para o Beluga. Vai para cima e activa o motor... Estás no
espaço! Vês aquele bloco de gelo? Dispara contra ele até libertares a baleia
e fotografa-a (Megaptera Anaerobia + 800 Units). Acabaste o trabalho para o
Centro de Ciência! Recebes um MDisk com todas as fotos que tiraste. Se queres
acabar o jogo a 100%, com todas as pérolas, todos os animais e todos os MDisks,
volta para Hillys e vai para o Akuda Bar.

Grava o jogo e antes de voltares ao jogo, copia o código verde que aparece
em baixo do teu savegame. Vai ao site darkroom.ubi.com e regista-te. É grátis.
Aí pões o código e dizem-te o teu ranking. Se for alto o suficiente, podes jogar
um pequeno jogo, parecido com o jogo do Enforcado, e no fim dele dão-te um
código com quatro caracteres. Volta a Hillys e põe o código naquela alcova
perto do jogo do Francis, e assim tens o MDisk #13. Esta MDisk contém uma
versão melhorada do jogo do Francis. Podes divertir-te com ele e depois volta
para o espaço.

Vai para a lua. Vês o transmissor? Entra nele. Sai do Beluga e receberás um
mail igual aos que já recebeste várias vezes. Parte as caixas e compra o que
precisares. Grava o jogo e fala com o Double H.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Consegues saltar para o corredor? |
| DOUBLE H: Muito alto para mim, menina Jade. |
| Temos de procurar noutro sítio. |
| Talvez consigamos subir e dar a volta. |
.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Não estamos longe do transmissor. |
| DOUBLE H: Afirmativo. |
| Acesso pelo corredor. |
.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Achas que seremos capazes de nos infiltrar na base a partir |
| dali? |
| DOUBLE H: Afirmativo. |
| Eu vi um elevador anti-gravidade quando estava lá fora. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Vai para a porta à esquerda do MDisk Reader e fica em cima de um botão
enquanto o Double H fica em cima de outro. Desce e fala com o Double H.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: As portas deles são estranhas. |
| Parece que o interruptor está no topo... |
| DOUBLE H: São cristais fotosensíveis, menina Jade. |
.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Eles ainda não sabem que aqui estamos. |
| DOUBLE H: Isso dar-nos-á a chance de descobrir onde estão os |
| prisioneiros. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Vai em frente e, do lado esquerdo do poste de luz activo, tens um espelho.
Apanha-o e usa-o no poste do outro lado. Direcciona a luz para este novo poste,
mas não o direcciones ainda para a porta em frente. Primeiro usa-o na porta à
esquerda e apanha o espelho. Direcciona o poste para a porta em frente e usa
o espelho no poste. Direcciona-o para a porta ao teu lado e parte os cristais.
Direcciona o poste pra o corredor até ouvires o som característico. Vai em
frente e, com a ajuda dos discos, direcciona a luz para o poste que está do
lado direito e a partir dele, direcciona a luz para o último poste. Direcciona
a luz até ao cristal na porta e vai em frente.

CENA

Agora tens de fazer a luz incidir em todos os cristais. Direcciona a luz para
a direita e vai rodando os postes até todos os cristais da primeira fila se
acenderem e baixarem. Volta ao primeiro poste e roda-o um pouco para a direita.
Deste modo formar-se-á uma estrela, e a segunda fila baixará. Falta uma.
Direcciona outra vez, a partir do primeiro poste, a luz para a direita e outra
estrela se formará. Vai ter com o Pey'j e pede ao Double H para partir o casulo.

CENA

Grava o jogo na sala em frente. Passa pela abertura e vai até ao elevador.
Sobe e luta com os dois Alpha Sections à direita e parte as caixas da esquerda
e direita. Usa o elevador da direita. Vai em frente e vira à direita. Entra e
desce. Agora tens de ir ter ao elevador verde. Para isso, usa o elevador à
direita para desceres e o da esquerda para subires. Vai em frente até ao eleva-
dor verde e vai em frente.

CENA

Tira a foto, volta para trás e lê o mail.

"DE: IRIS-flash 515
Hillyans sádicamente sacrificados, escoados de toda a sua energia por um
sacerdote DomZ.
REVOLTEM-SE CIDADÃOS!!
EXPULSEM OS ALPHA SECTIONS E OS DOMZ!!"

Volta até onde estavas com o Double H e fala com ele.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Fui capaz de fotografar o General Kehck e o sacerdote DomZ a |
| planearem algo juntos. |
| DOUBLE H: Apanhámo-los, menina Jade. |
| DOUBLE H: Temos de transmitir a reportagem a partir do transmissor. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Começa a voltar para a sala do Beluga mas...

CENA

"DE: IRIS
Shauni!!
É incrível!!
Nós acabamos de receber um mail do chefe!! ELE ESTÁ VIVO, JADE!! VIVO!!"

CENA

Incrível... Agora tens mais um parceiro para te ajudar a chegar ao transmissor.
Podes falar com ele.

.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Os miúdos... Eles devem estar perto... |
| PEY'J: Não podemos tentar nada agora, Jade... |
| PEY'J: O Double H está certo. |
| Temos de seguir o plano. |
| De outro modo estragaremos tudo. |
| PEY'J: Primeiro, encontra o sacerdote DomZ para acabar a reportagem. |
.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: Segura e sadia na sua concha... |
| PEY'J: a preciosa pérola é uma escrava da corrente. |
| PEY'J: ... |
| JADE: Tu nunca me disseste nada... |
| PEY'J: Tinha medo por ti... |
| JADE: Medo de quê? |
| PEY'J: ... |
| PEY'J: Tu... tu não és como os outros, Jade... |
.-------------------------------------------------------------------------.
| - JADE: É isso, enviei a reportagem para a Mei. |
| PEY'J: OK, temos de voltar para o transmissor. |
| Aí podemos transmiti-la para toda a Hillys. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Vai para a sala onde está o Beluga e grava o jogo. À direita do Beluga há um
botão que está numa caixa onde podes subir. Sobe tudo e agarra-te à caixa. Pede
para alguém carregar no botão e desce no Beluga. Lança um disco para o botão
que está do outro lado para trazeres a outra caixa. Lança outra vez e agarra-te
a ela. Cai e ao lado da caixa dos cristai há uma roda amarela. Roda-a, vai para
o teu lugar nos botões e pede aos outros dois para também o fazerem. Vai em
frente, desviando.te do laser e entra na carruagem à direita. Grava o jogo e
vai em frente. Fotografa o código e lê o mail.

"DE: Code 5
Código do transmissor (base lunar)
...
Rápido. Se a população se revoltar, os Alpha Sections tentarão certamente
fugir."

Usa o código.

CENA

CENA

Agora tens 1:30 para voltares para o Beluga. É uma tarefa fácil.

CENA

Lê o mail.

"DE: The Hillyan Word
A verdade foi finalmente revelada pelos nossos colegas dignos de confiança
da rede IRIS. O povo hillyan juntou forças para expulsar os Alpha Sections
de Hillys.
Mais uma vez, a honrosa profissão jornalística mostra que tem um papel
predominante na história."

.-------------------------------------------------------------------------.
| NOME: General Kehck's Robot |
| DIFICULDADE: Fácil |
| RECOMPENSA: Viver :P |
| ESTRATÉGIA: O objectivo é destruir os pontos vermelhos. É bastante fácil|
| apenas tens de usar o canhão para os destruir e em pouco |
| tempo destruirás a nave. |
.-------------------------------------------------------------------------.

Usa o hovercraft agora. Usa os torpedos menores para rebentar com os maiores
e entra. Grava o jogo e passa pelo cabo da electricidade. Mata os três Alpha
Sections e usa o elevador.

CENA

Carrega no botão.

CENA

Volta para trás e grava o jogo pela última vez. Põe todos os PA1s, Starkos e
K-Bups no S-A-C da Jade. Volta para o Beluga.

CENA

Agora sobrevive durante uns dois minutos, até a cavalaria chegar.

CENA

Aterra e vai para os botões.

CENA

CENA

A última batalha agora contra...

.-------------------------------------------------------------------------.
| NOME: DomZ priest |
| RECOMPENSA: Acabar o jogo |
| DIFICULDADE: Média-Difícil |
| ESTRATÉGIA: Mata os inimigos e quando o DomZ aparecer, lança-lhe discos.|
| Agora aparecerão clones do Pey'j. Com a ajuda do Double H, |
| usa-os como bombas contra os cristais e quando o DomZ se |
| aproximar, lança um dos clones contra ele. Ficas agora num |
| espaço limitado e tens de o acertar. Ele aparece nestas |
| direcções: |
| Esquerda; em frente; direita; esquerda; em frente; direita; |
| em cima (desvia-te com o []); atrás; em frente. |
| Agora tens de combater contra clones do Double H, que atacam|
| como Alpha Sections. Mata-os, e desvia-te do laser verde. |
| |
| CENA |
| |
| Agora tens os controlos invertidos. Se te der mais jeito, |
| vira o comando da PlayStation2 ao contrário, porque assim é |
| mais fácil. Ele aparece nestas direcções: |
| Esquerda; direita; esquerda; direita; em cima; direita; em |
| frente; em cima; atrás. |
.-------------------------------------------------------------------------.

PARABÉNS!! ACABASTE O BEYOND GOOD AND EVIL!! Aprecia o final e vê os créditos
até ao fim e verás uma cena que indicia que haverá o Beyond Good and Evil 2!

0 comentários:

Postar um comentário